Aplicação de Inteligência emocional ao trabalho
Por: ricoseg • 3/5/2015 • Dissertação • 9.033 Palavras (37 Páginas) • 209 Visualizações
[pic 1]
ETEC “DARCY PEREIRA MORAES”- ITAPETININGA-SP
CURSO TÉCNICO EM SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO
RICARDO HELENO TRAJANO DE SOUZA
APLICAÇÃO DE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL A SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO
ITAPETININGA-SP
2013
RICARDO HELENO TRAJANO DE SOUZA
APLICAÇÃO DE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL A SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Centro Paula SouzaEtec Darci Pereira, como parte dos requisitos para a obtenção do Título de Técnico em Saúde e Segurança do Trabalho
Orientador:Prof:MarceloEdlinger
ITAPETININGA-SP
2013
RICARDO HELENO TRAJANO DE SOUZA
APLICAÇÃO DE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL A SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO
Aprovada em : _____/____/________
Conceito: _________________________________________
Banca de Validação
_______________________________________________-Presidente da Banca
Professor .............................................................
ETEC “Darci Pereira Moraes”
Orientador
________________________________________________________________
Professor .............................................................
ETEC “Darci Pereira Moraes”
________________________________________________________________
Professor .............................................................
ETEC “Darci Pereira Moraes”
ITAPETININGA
2013
DEDICATÓRIA
Ao meu filho, razão do meu viver, e motivo maior de estar buscando esta realização profissional e pessoal, para que sirva de exemplo para ele buscar muito mais realizações no decorrer de sua jornada.
AGRADECIMENTOS
Agradeço a Deus, por ter permitido que chegasse até aqui, diante de tantas dificuldades.
Agradeço a todos os professores, diretores(as) e coordenadores(as) que tive durante o decorrer do curso, pois sei que levarei comigo um pouco de cada um ao longo de minha carreira.
Agradeço a todas as pessoas que direta ou indiretamente me ajudaram durante esse período
EPÍGRAFE
Qualquer um pode zangar-se isso é fácil. Mas zangar-se com a pessoa certa, na medida certa, na hora certa, pelo motivo certo e da maneira certa não é fácil.
ARISTÓTELES, Ética a Nicômaco
RESUMO
A Inteligência Emocional torna-se um diferencial para as pessoas que sabem utilizá-la, influenciando-as no desempenho de uma determinada atividade ou processo. Este estudo apresenta a capacidade do ser humano em desenvolver suas habilidades, em perceber, entender e influenciar as emoções. As pessoas equilibradas emocionalmente têm mais chances de se tornarem líderes do que pessoas de alto QI. No âmbito corporativo a utilização desta competência permite a empresa ter um diferencial competitivo frente às demais, ou seja, se analisarmos o perfil dos colaboradores observamos que as necessidades básicas (salários e benefícios) são em geral comuns, o que muda é a forma como o colaborador é motivado a executar suas atividades e o clima nas corporações.
Palavras- chave: Inteligência Emocional, Motivação, Bem Estar
ABSTRACT
The Emotional Intelligence is a gap for people who can use it, influencing them to perform a particular activity or process. This study presents the ability of human beings to develop their skills in perceiving, understanding and influencing the emotions. The people who are more emotionally balanced have more chances to become leaders of people of high IQ. Considering the corporation, the use of this power allows the company a competitive differential compared to others,or analyzing the profile of the employees we will notice that the basic needs (salaries and benefits) are common in general, what changes is how the employee is motivated to perform their activities and the climate in corporations.
Key- Words: Emotional Intelligence, Motivation, Welfare
SUMÁRIO
1-INTRODUÇÃO
2-OBJETIVOS
2.1- OBJETIVO GERAL
2.2-OBJETIVO ESPECIFÍCO
3- METODOLOGIA
4-O QUE É INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
4.1-A IMPORTÂNCIA DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NO AMBIENTE DE TRABALHO
4.2- A ATUAÇÃO DO TÉCNICO DE SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO
4.3- AS VANTAGENS DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NA SAÚDE E SEGURANÇA
4.4- INTELIGÊNCIA EMOCIONAL X DOENÇÃS OCUPACIONAIS
5- APLICANDO INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NO TRABALHO
5.1- CULTURA ORNIZACIONAL
5.2- LIDERANDO COM INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
6- CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ANEXO
GLOSSÁRIO
LISTA DE TABELAS ...........................................................................24
1-INTRODUÇÃO
Até pouco tempo atrás acreditava-se que o indivíduo era conseqüência de seu raciocínio ou pensamentos, ou seja era analisado apenas o seu lado racional (QI). Ultimamente essa tese vem sendo derrubada a partir de estudos que apontam que temos dois cérebros, o racional e o emocional. Portanto não podemos julgar um indivíduo apenas pela sua capacidade intelectual mas também por sua destreza emocional, muitas pessoas com qualidades de relacionamento humano, como afabilidade, compreensão, gentileza tem mais chances de obter o sucesso. Ao domínio e equilíbrio de seu emocional denominamos de Inteligência Emocional, está relacionada a habilidades tais como motivar a si mesmo e persistir mediante frustrações; controlar impulsos, canalizando emoções para situações apropriadas; praticar gratificação prorrogada; motivar pessoas, ajudando-as a liberarem seus melhores talentos, e conseguir seu engajamento a objetivos de interesses comuns. Considerando os reais benefícios que a inteligência emocional pode trazer para a organização, as grandes empresas, que possuem uma gestão de pessoas mais avançada, vêm investindo nesta área, visando a excelência de seu capital humano, principalmente no que se refere à liderança. Estão partindo da concepção de que podemos lidar com as emoções, assim como lidamos com a matemática e a física.
...