As Políticas públicas educacionais brasileiras têm buscado articular os conceitos de diversidade
Por: Alessandra Ludugério • 14/6/2017 • Trabalho acadêmico • 554 Palavras (3 Páginas) • 434 Visualizações
TRABALHO EM GRUPO
Trabalho apresentado à disciplina Estudos Disciplinares II
Professora
Nome do aluno
RA.
Sociologia
Pólo
Cidade
Mês e Ano
O trabalho é uma elaboração de um texto que destaque as individualidades, mas também na pluralidade cultural presente no Brasil fazendo uma ligação da Resolução no. 4, de 13 de julho de 2010 que define as Diretrizes Curriculares e texto “O Mundo” In GALENO, Eduardo. O livro dos abraços. Porto Alegre: L&PM, 2008.
Palavras-chave: Desenvolvimento, políticas educacionais, diversidade, formação, aluno, professor, educação.
O presente trabalho proposto tem como objetivo principal analisar a diversidade educacional e suas políticas, desafios, resultados. Atualmente, os debates e estudos epistemológicos estão tendo como categoria central a diversidade cultural e, nessa perspectiva, se coloca como um dos grandes desafios contemporâneos: como viver juntos, respeitando-nos uns aos outros, em uma sociedade multicultural. Nosso país é formado por diferentes culturas que estão espalhadas pelas regiões que formam o nosso rico pais.
A LDB tem como função efetivar o cumprimento ao compromisso político e pedagógico em relação às instituições escolares e às diretrizes e parâmetros educacionais. Foram elaboradas tais orientações, no sentido de que estas possam se configurar como instrumento de subsídio teórico-metodológico que possibilite fundamentação e debate nos espaços formativos das escolas, assim como projetos pedagógicos.
O desafio de se pensar em uma educação que leve em consideração essa formação para emancipação é grande, por isso, as leis de diretrizes e bases tentam traçar em linhas gerais os objetivos da educação, discutir sobre a educação e transpor as barreiras existentes e alcançar uma educação para emancipação humana.
A prioridade da educação escolar é trabalhar para que todos os estudantes sejam atendidos em suas especificidades, inclusão de temáticas relativas à diversidade, a partir da legitimação das diferenças, superação de preconceitos e discriminações, tornando a escola uma referência para o reconhecimento, respeito, acolhimento, diálogo e convívio com a diferença. A educação inclusiva fundamentada na concepção de direitos humanos conjuga igualdade e diferença como valores indissociáveis e fundamentais do processo educativo.
As políticas públicas educacionais brasileiras têm buscado articular os conceitos de diversidade como construção histórica, social, cultural e política por entender o lugar das relações no contexto da história sociopolítica do país e considerar que essa ligação de conceitos é condizente com a multiplicidade de identidade que compõe a população brasileira.
Aprendizagem produtiva e qualitativa de conhecimentos para a vida e para a cidadania, em que se envolva, articuladamente, escola, professor, aluno, currículo e conceito/conteúdo.
...