Atps serviço social 5
Por: Jordânia Kílvia • 10/4/2015 • Trabalho acadêmico • 916 Palavras (4 Páginas) • 309 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – EAD
BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL
TURMA – N50
DISCIPLINA – PLANEJAMENTO E GESTÃO EM SERVIÇO
SOCIAL
PÓLO PRESENCIAL - TERESINA
ATIVIDADES PRÁTICAS
SUPERVISIONADAS – ATPS
INTRODUÇÃO
O presente relatório foi elaborado com o objetivo de apresentar a importância do planejamento tanto para a profissão como também para o profissional de Serviço Social, pois o planejamento é um instrumento técnico para conhecer e compreender a realidade social de determinada situação a qual o Assistente Social irá intervir.
Dentro dessa temática serão apresentadas as etapas necessárias para a elaboração do planejamento participativo, bem como fazer uma esquematização e planos estratégicos através de quadros esquemáticos de planejamento.
DESENVOLVIMENTO
O planejamento é uma ferramenta técnica que busca ampliar o processo facultativo de diversos níveis profissionais da sociedade, dentre esses o Assistente Social, pois dentro do planejamento contém todas as atividades para a sua intervenção em torno de uma realidade social para a qual buscará transformá-la. Com isso, teremos uma elaboração do plano estratégico obedecendo a uma sequência de etapas como: implantação, controle, avaliação e execução, tendo o assistente social como planejador na sua implementação para uma mudança em uma realidade futura desejada.
É com o auxílio do planejamento que o profissional do Serviço Social terá condições de conhecer, estudar, analisar e refletir a uma problemática social, para que posteriormente faça uma coleta de dados em torno de informações necessários para o início do planejamento dentro do mesmo. É necessário pôr em mente o que irá planejar, partindo da origem problemática e assim buscar dentro do seu ambiente, estratégias metodológicas práticas para a transformação para a realidade desejada.
Focado no seu olhar crítico é que o profissional do Serviço Social buscará a real situação da realidade a qual vivencia, sempre colocando em prática seu trabalho para a construção do trabalho contínuo com uma análise reflexiva do seu campo de ação. Por um alcance melhor de seus objetivos e compreensão lógica de uma realidade que vivencia no presente para modificá-la no futuro, o Assistente Social necessita de uma sistematização de um plano antes de agir. Podemos analisar o planejamento como um processo que visa a tomada de decisões a partir de um estudo em torno da transformação na realidade existente, como um plano de ação que controle e promova soluções de tais situações na sociedade. O poder do planejamento é eficaz para que o Assistente Social siga seu roteiro de ideias inovadoras que o auxilie para a construção de uma nova realidade, através de uma metodologia em torno de um conhecimento científico.
Acreditamos que uma das maiores dificuldades durante o processo de execução do planejamento seria a falta de informações e conhecimentos necessários para o início do plano de ação. Por isso é preciso uma análise geral da situação antes de projetar o início da sua execução. Levantar hipóteses é necessário no momento da projeção teórica do planejamento, baseado em fonte de informações para iniciar-se a coleta de dados. Este é um fator que estabelece princípios de organização de ideias dando enfoque à sua construção. A face da organização é uma análise do controle da estratégia dentro do seu campo de ação, onde o Assistente Social definirá seus objetivos e metas a serem alcançadas dentro do planejamento fundamentado em uma metodologia científica para a transformação da sua realidade desejada
A importância do planejamento na prática profissional do Assistente Social
O profissional tem necessidades de conhecer e compreender a realidade do planejamento para que o profissional possa fazer uma intervenção com qualidade. No planejamento serão apresentadas as etapas do planejamento, a divisão de conceitos e a importância do mesmo para a profissão e para o profissional. Possibilita entender a totalidade social e todas as suas contradições. O planejamento social busca utilizar de forma harmônica o planejamento estratégico, ampliando a participação de todos os envolvidos.
Aproximação: estudo da situação, levantamento de hipóteses e levantamento de dados. Definição de uma plataforma de direitos humanos
Ação:
...