Ação Social por Max Weber
Por: Isadora Rodrigues Silva • 7/9/2019 • Resenha • 268 Palavras (2 Páginas) • 208 Visualizações
Ação Social- Max Weber
Nome: Isadora Rodrigues 3° MSI
Para Max Weber, inicialmente a ação social pode ser definida como qualquer ação realizada em um meio social e que tenha algum significado pelo seu autor. De acordo com Weber existem quatro tipos ideais de ação social, são elas: a ação racional com relação a fins, a ação racional com relação a valores, a ação afetiva e a ação tradicional.
A ação social relacionada a fins nada mais é que uma ação realizada visando um propósito racionalmente determinado, com isso, o autor da ação procura alcançar um resultado utilizando os meios necessários. Por exemplo o trabalho em locais nos quais os funcionários possuem meta para atingir no final de um determinado período.
A ação social é considerada relacionada a valores somente quando o autor da ação a realiza utilizando seus próprios valores e convicções, ou seja, de acordo com aquilo que acredita ser o certo, este tipo de ação também é racional e tem como exemplo ações relacionadas a crenças e política.
A ação afetiva é aquela realizada irracionalmente com base nas emoções do autor, com o intuito de demonstrar seus sentimentos, como é o caso do choro decorrente da morte de um ente querido ou a alegria da realização de algo que almejava muito.
A ação tradicional é relacionada com costumes e hábitos do cotidiano da vida do autor, ou seja, o indivíduo age de tal maneira porque é algo habitual em sua vivência, e assim como a ação afetiva, é irracional. Por exemplo, o hábito que pessoas que vivem em determinado local há muito tempo têm de usar gírias e bordões daquele lugar.
...