Classificacao Dos Impostos - Mozambique
Dissertações: Classificacao Dos Impostos - Mozambique. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Ayrton.Menete29 • 30/9/2013 • 2.195 Palavras (9 Páginas) • 20.162 Visualizações
Índice
INTRODUÇÃO 2
Objectivos 3
Problema 3
Metodologia 3
CAPÍTULO I
TEORIA GERAL DO IMPOSTO 4
Conceito do imposto 4
Características Fundamentais do Imposto 4
Objectivo do Imposto 5
Fases do imposto 6
Classificação dos Impostos 7
Outras formas de Classificação de Imposto 7
Sistema Tributário Moçambicano 10
CONCLUSÃO 12
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA 13
INTRODUÇÃO
O tema abordado no presente trabalho é a Classificação dos Impostos, um tema amplo que vai desde os conceitos aos tipos de impostos existentes,
Em definição o impostoé visto como sendo uma prestação coactiva, pecuniária, definitiva, unilateral sem contrapartida e sem carácter de sanção, exigida pelo estado, com vista a satisfação de fins públicos.
Para a realização dos fins públicos, e que se traduzem na realização de despesas orientadas fundamentalmente à satisfação de necessidades públicas, necessidades colectivas da sociedade, o Estado necessita de obter receitas. Tais receitas provêm prioritariamente da cobrança de tributos, prestações compulsivas, pecuniárias ou em espécie que podem revestir a natureza de impostos ou de taxas, ou da venda e exploração de bens do património público que são as receitas patrimoniais.
Seja qual for a respectiva base de incidência, o imposto dirige-se sempre, em última análise, a atingir directa ou indirectamente o rendimento do contribuinte obtido num certo período, o "exercício fiscal", ou acumulado na forma de património ou riqueza.
O artigo 100 da Constituição da República prescreve que “os impostos são criados ou alterados por lei, que os fixa segundo critérios de justiça social, sendo esta a única referência do texto constitucional a esta importante matéria.
Objectivos
Objectivo geral
• Classificação Geral dos Impostos
Objectivos específicos
• Definir impostos
• Distinguir elementos do imposto
• Analisar as fases do imposto
Problema
Os impostossãoas prestações obrigatórias, avaliáveis em dinheiro, exigidas por uma entidade pública para a prossecução de fins públicos, sem contraprestação individualizada, e cujo facto tributário assenta em manifestações de capacidade contributiva.
A pergunta de partida que se coloca é: Quais os tipos de impostos existem e qual a área de afectação de cada um deles?
Metodologia
Para a elaboração do presente trabalho foi aplicada a revisão bibliográfica, foi consultado vários livros que abordam sobre o tema abordado.
Outro método aplicado foi a pesquisa na internet, vários conteúdos foram apresentados e coube fazer a selecção do conteúdo importante a realização do trabalho.
O trabalho é uma união de diversas fontes, conteúdos resumidos de uma forma sintetizada, clara e perceptível.
CAPÍTULO I
TEORIA GERAL DO IMPOSTO
Conceito do imposto
Em geral, a doutrina define imposto como sendo prestação coactiva, pecuniária, definitiva, unilateral sem contrapartida e sem carácter de sanção, exigida pelo estado, com vista a satisfação de fins públicos.
Desta forma, podemos destacar elementos caracterizadores distintos: um elemento objectivo, um elemento subjectivo e um elemento teológico.
1.1.1 Elemento objectivo: o imposto é uma prestação ( ou um acto real ) exigível atodo sujeito passivo do imposto a favor do sujeito activo.
1.1.2 Elemento subjectivo: deve-se entender que a prestação realizada é a favor do estado, na posição do sujeito activo do imposto.
1.1.3 Elementos teológicos: o imposto é uma forma de os contribuintes ( sujeitos passivos) fazerem entrar dinheiro nos cofres do estado para estes prosseguir fins públicos.
Características Fundamentais do Imposto
1.1.4 Prestação pecuniária: a peculiaridade é susceptibilidade de avaliação em dinheiro. O pagamento do imposto assume hoje e quase sempre a forma monetária.
1.1.5 Prestação coactiva: a obrigação do imposto surge unicamente por força da lei, e não por qualquer contrato ou convenção entre o estado e os particulares.
1.1.6 Prestação definitiva: a prestação feita pelo sujeito passivo do imposto, não da direito a um reembolso, substituição ou indeminização, salvo se o valor por aquele prestado se mostrar superior em relação ao que devia ter sido efectivamente cobrado.
1.1.7 Unilateral e sem contrapartida: a prestação do imposto é unilateral pois não comporta nenhuma contraprestação directa e imediata por parte do estado. É isso que distingue o imposto da taxa.
O imposto é só e somente exigido pelo estado ou outros entes públicos, munícipes, como órgãos locais do estado.
Finalmente diz-se que o imposto existe com vista a realização de fins públicos, fins que satisfação as necessidades da população.
Objectivo do Imposto
Os impostos são criados para a satisfação de fins públicos, expressão que engloba objectivos fiscais (obtenção de receitas públicas) e extra fiscais (sociais e económicas).
Assim podemos distinguir os objectivos do imposto:
1.3.1. Objectivos fiscais: os impostos visam a obtenção de receitas para financiamento das despesas públicas, ou seja, para o financiamento dos gastos públicos
1.3.3. Objectivos sociais:
...