DESAFIO PROFISSIONAL
Por: VIVIGEODUDA • 3/11/2016 • Trabalho acadêmico • 1.191 Palavras (5 Páginas) • 219 Visualizações
[pic 1]
COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS, PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL, POLÍTICAS ESPECIAIS, MOVIMENTOS SOCIAIS E PLANOS E PROJETOS DE INTERVENÇÃO SOCIAL
JUAZEIRO-BA
2016
[pic 2]
COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS, PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL, POLÍTICAS ESPECIAIS, MOVIMENTOS SOCIAIS E PLANOS E PROJETOS DE INTERVENÇÃO SOCIAL
Trabalho apresentado à Universidade Anhanguera Polo de Juazeiro como requisito de avaliação parcial das disciplinas norteadoras: Competências Profissionais, Participação e Controle Social, Políticas Especiais, Movimentos Sociais e Planos e Projetos de Intervenção Social, a ser postado na plataforma virtual dia 30 de Abril de 2016.
JUAZEIRO-BA
2016
PLANO DE AÇÃO
1. JUSTIFICATIVA:
Propor um trabalho de atenção e qualidade de atendimentos as crianças e adolescentes que buscam a ONG-Amor e Esperança, visualizamos um “Cantinho da Alegria” como uma alternativa eficaz e criativa para acolhe-los, gerando assim uma interação sem barreiras de classes e raça.
A presença do “Cantinho da Alegria ” na vida das crianças tem um papel fundamental uma vez que vem proporcionar aprendizagem, aquisição de conhecimentos e habilidades de forma natural, agradável e bem divertida.
Reconhecer o direito dessas crianças e adolescentes em serem atendidas em todas as suas necessidades e procurar garanti-los de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA):
DO DIREITO À LIBERDADE, AO RESPEITO E À DIGNIDADE
Art. 15. A criança e o adolescente têm direito à liberdade, ao respeito e à dignidade como pessoas humanas em processo de desenvolvimento e como sujeitos de direitos civis,
humanos e sociais garantidos na Constituição e nas leis.
Art. 16. O direito à liberdade compreende os seguintes aspectos:
I - ir, vir e estar nos logradouros públicos e espaços comunitários, ressalvadas as
restrições legais;
II - opinião e expressão;
III - crença e culto religioso;
IV - brincar, praticar esportes e divertir-se;
V - participar da vida familiar e comunitária, sem discriminação;
VI - participar da vida política, na forma da lei;
VII - buscar refúgio, auxílio e orientação.
O Cantinho da Alegria vem proporcionar um espaço para que a brincadeira, leituras, vídeos e jogos sejam tratados como atividades, livres, onde a criança expressa seus desejos, suas fantasias, sua realidade através do faz-de-conta, além de despertar a criatividade, o raciocínio logico, a noção do ganhar e do perder e o convívio com outras crianças e adolescentes.
Assim, a ONG-Amor e Esperança, através de seu “Cantinho da Alegria” vem ampliar a possibilidade de concretização das ações educativas, possibilitando oportunidades de cuidar através desse espaço livres e orientadas, contribuindo para o desenvolvimento, educação e respeito ao próximo.
2. PÚBLICO ALVO:
Crianças e adolescentes.
3. OBJETIVOS
3.1-OBJETIVO (s) GERAL(s):
Oferecer um espaço de educação e recreação, possibilitando conhecer a realidade das crianças e adolescentes que vivem no ambiente de vulnerabilidade social.
3.2- OBJETIVO (s) ESPECIFICO (s):
- Configurar relações equilibradas e construtivas com outras crianças e adolescentes;
- Propiciar intercâmbio de ideias, a discursão e argumentação;
- Estimular o gosto pela leitura;
- Desenvolver a socialização;
- Conscientizar sobre a importância em organizar o ambiente após as brincadeiras;
- Ocupar o tempo ocioso das crianças e adolescentes;
- Organizar, ampliar e enriquecer seus conhecimentos a cerca do ambiente social e natural;
4. METODOLOGIA:
O presente projeto será desenvolvido por um Assistente Social e sua equipe multidisciplinar. Para tanto, serão utilizadas diversas estratégias de trabalho, a promoção de atividades lúdicas através de jogos pedagógicos, brinquedos variados, brincadeiras diversas que proporcione a interatividade entre eles, leitura de livros, sessões de vídeos, a produção dos seus próprios brinquedos, divulgação à comunidade da existência do “Cantinho da Alegria”.
Os beneficiados serão as crianças e adolescentes. Todas as atividades serão realizadas por eles e observadas pela equipe que dará assistência durante o processo de atendimento.
5.RECURSOS NECESSÁRIOS
- Equipe técnica da ONG
- Matérias recicláveis (PET, CAIXA, EMBALAGENS DIVERSAS)
- Lápis/Lápis de cor
- Giz de cera
- Hidrocor
- Borracha
- Lapiseira
- Tinta Guache
- Papel ofício
- Classificadores
- EVA
- Isopor
- TNT
- Papel gráfico
- Percevejo
- Bolas grandes e pequenas
- Copos coloridos
- Linha de náilon
- Ventilador
- Prateleira e armário de porta
- Bandejas coloridas
6. PRINCIPAIS ESTRATÉGIAS
Esperamos, com a execução desse plano de ação, contribuir para o desenvolvimento de um trabalho interdisciplinar que promova a interação, entre a equipe técnica e as crianças e adolescentes. Oferecer oportunidade de encontrar alternativas no ambiente, que dê subsídios para a intervenção dos mesmos e o meio que vive, que atenda a necessidade de estímulo às atividades lúdicas, favorecendo para a existência de um estado de espírito mais saudável, diminuindo o preconceito e desrespeito pelo próximo, contribuindo para uma melhor qualidade dos serviços oferecidos. As brincadeiras podem contribuir muito no processo de uma melhor e respeitosa convivência com o próximo.
...