Desafio Profissional
Por: alolo • 3/11/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 709 Palavras (3 Páginas) • 222 Visualizações
[pic 1]
Universidade Anhanguera – UNIDERP
Centro de Educação a Distância
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
Disciplina: Filosofia Aplicada ao Serviço Social, Sociologia e Responsabilidade Social e Meio Ambiente.
DESAFIO PROFISSIONAL:
Os deveres do Assistente Social diante da Ética e do Meio Ambiente
Tutora a distância: Prof. Ma. Mariciane Mores Nunes
Tutora a distância: Prof. Maria Clotilde Pires Bastos
Tutor presencial: Mauro Roberto de Moraes
Andressa Cristina Novaes da Silva - RA - 9526404243
Angélica de Cassia Lorejan - RA - 9910162817
Simone Cristina Isaias de Queirós - RA - 9608510185
CAMPINAS
05/11/2014
Os deveres do Assistente Social diante da Ética e do Meio Ambiente
Atualmente as discussões voltadas à temática da sustentabilidade ambiental e desenvolvimento social tornaram – se objetos de reflexões das mais diversas categorias profissionais que compartilham de valores como respeito pela natureza, a conquista da cidadania e a busca por uma sociedade mais equilibrada, que respeite o ser humano como um ser de direitos e deveres, onde o desenvolvimento social, econômico, cultural e ambiental tenham posições de destaque nas mais diversas instancias interventivas. Tanto o desenvolvimento ambiental, quanto o social se encontram ameaçados pela ideologia capitalista neoliberal.
A ética faz parte da natureza do Serviço Social. Este é o entendido como uma prática social que se desenvolve com relativa autonomia de critérios e, consequentemente, com responsabilidade social. Esta remete para solidariedade social junto aos sujeitos, aos seus direitos individuais, junto a humanidade, aos seus direitos coletivos, prospectivos e de bem estar. O Código de Ética dos Assistentes Sociais é direção para profissão, nele encontram-se princípios fundamentais que devem nortear as práticas destes profissionais. São princípios que dão suporte para vencer os desafios do cotidiano. Sua redefinição em 1993 ampliou a compreensão do ser social para além da sua inserção de classe, que se deu em dois níveis: no primeiro plano vê-se a liberdade e justiça social, e o segundo é por em prática os valores focalizando na qualidade e na responsabilidade profissional.
Baseando-se no código de ética, que demonstra a riqueza do seu trabalho e os âmbitos dos quais podem atuar, o assistente social por ser este possuidor de um olhar técnico-operativo conhecedor das reais necessidades da população, é sem dúvidas um profissional apto para assumir a Educação Ambiental como instrumento de trabalho, pois se trata de uma profissão voltada às questões sociais como: a equidade, aos direitos e deveres e o combate as injustiças sociais.
Vale ressaltar que a ética também colocou em movimento a necessidade de renovação e de atualização da Lei de Regulamentação da Profissão do Assistente Social, Lei 8.662/93, que dispõe sobre as competências, atribuições privativas, representação da categoria e o funcionamento do conjunto CEFESS/CRESS.
...