Dicotomia
Seminário: Dicotomia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lulorencetti • 20/11/2014 • Seminário • 250 Palavras (1 Páginas) • 324 Visualizações
O que é Dicotomia:
Dicotomia é a divisão de um elemento em duas partes, em geral contrárias, como a noite e o dia, o bem e o mal, o preto e o branco, o céu e o inferno etc.
Com origem no grego dikhotomía, uma dicotomia indica uma classificação que é fundamentada em uma divisão entre dois elementos.
A nível da teologia, os dicotomistas acreditam que o ser humano é dividido em duas partes: corpo e alma (sendo que para eles, alma e espírito são sinônimos). Por outro lado, os tricotomistas contemplam o ser humano em três vertentes: corpo, alma e espírito. Os filósofos gregos acreditavam que o corpo estava a serviço da alma que era submissa aos interesses divinos.
No contexto do direito, muitos autores abordam a dicotomia entre direito público e privado.
O linguista suíço Ferdinand de Saussure abordou 4 dicotomias: sincronia e diacronia, língua e fala, significado e significante, sintagma e paradigma.
Em botânica, também acontece a dicotomia, onde há a divisão de uma célula em duas, dando cada uma, origem a outras células. Ainda na botânica, a tricotomia indica um órgão de uma planta que é subdividido em três.
Dicotomia é também a repartição dos honorários médicos, à revelia do doente, entre o médico assistente e outro chamado por este.
Há a falsa dicotomia, que mostra uma situação com dois pontos de vista alternativos, e são colocados como se fossem as únicas opções , quando na realidade podem existir outras opções que não foram levadas em consideração, ou podem as duas ser escolhidas juntos.
...