Economia e Sociedade, Max Weber
Por: gigi1 • 29/10/2016 • Resenha • 335 Palavras (2 Páginas) • 4.593 Visualizações
O texto de Weber abarca o assunto referente ao funcionalismo moderno, entendendo que o mesmo estabelece conjunto de ações regidas por regras, apresenta uma hierarquia de cargos (onde há relações de mando e subordinação autoritárias) e um “escritório”, que compreende os funcionários que trabalham na administração a partir de regras fixas e os documentos que baseiam essa administração. É exigida total força de trabalho por parte do funcionário, o que faz de seu cargo uma profissão, e seu tipo puro é nomeado por uma autoridade superior. Recebe um salário e pensão e passa por um caminho ao longo de sua careira, dos cargos mais baixos até os mais altos.
Os cargos, bem como a própria burocratização, dependem do desenvolvimento da economia monetária e das tarefas administrativas (desenvolvimento tanto quantitativo quanto qualitativo). A organização burocrática consegue avançar tão bem devido, principalmente, a sua satisfatória esfera técnica na economia capitalista moderna, onde tarefas são realizadas com rapidez e precisão por funcionários qualificados. Weber também evidencia que o senhor detém os meios materiais de serviço na organização burocrática e esta firma uma base no equilíbrio das distinções sócio-econômicas. As relações de dominação tomam relação intensamente forte, onde o funcionário está totalmente comprometido e disciplinado com o seu trabalho. O autor enfatiza que o poder da burocracia é gigantesco, uma vez que ela se encontre plenamente desenvolvida (e provida de caráter racional), e essa afirmação pode ser comprovada pelos pontos já explicitados até então.
Weber explica que só é possível definir o Estado moderno e uma associação política através da coação física. O Estado seria para ele uma coletividade em certo território, instituída de dominação de homens sobre homens, que deseja o monopólio legítimo do exercício da coação. Quem atua politicamente, atua para obter e exercer poder e, aos detentores do poder, deve-se obediência.
WEBER, Max. Economia e Sociedade, Brasília: Editora UnB, 1999, v. 2, “Estado e dominação” p. 525-529 e “Burocracia” p. 198-233
...