MAX WEBER - ECONOMIA E SOCIEDADE
Por: 6327 • 3/3/2017 • Bibliografia • 382 Palavras (2 Páginas) • 523 Visualizações
Livro: Economia Sociedade - volume 1 quarta edição MAX WEBER
CAPITULO 1. Conceitos sociológicos fundamentais.
Segundo weber o método destas definições conceituais introdutórias, dificilmente dispensáveis, mas que inevitavelmente parecem abstratas e estranhas a realidade, não pretende de modo algum ser algo novo (MAX WEBER pg 3). Weber também cita que, a diferença entre as ciências empíricas da ação, a Sociologia e a História.
E todas as ciências dogmáticas, a jurisprudência, a lógica, a Ética e Estética, que pretendem investigar em seus objetos o sentido “correto” e “válido”, ou seja, os limites entre uma ação com sentido e um comportamento simplesmente reativo, não relacionado com um sentido visado pelo agente, são inteiramente fluidos. Enfim, toda interpretação, assim como toda ciência em geral, pretende alcançar “evidencia”.
A ação social se organiza em relação social. Há uma relação social quando o sentido de cada apenas o resultado de um longo hábito, mas é mais frequente que haja fatores suplementares ator ou de um grupo de atores que age, se relaciona com a atitude do outro, de modo que suas ações são mutuamente orientadas. A regularidade da relação social pode ser: a convenção ou o direito
A sociologia política de Weber se baseia numa distinção entre a essência da economia e a essência da política, estabelecida a partir do sentido subjetivo das condutas humanas. A economia tem a ver com a satisfação das necessidades e com o objetivo determinado pela organização racional da conduta; a política se caracteriza pela dominação exercida por um homem ou por alguns homens sobre outros homens. A política é, portanto, o conjunto das condutas humanas que comportam a dominação do homem pelo homem. É preciso afastar a conotação desagradável desta palavra, entendendo-a apenas como a probabilidade de que as ordens dadas sejam efetivamente cumpridas pelos que as recebem.
...