FUNDAMENTOS II
Exames: FUNDAMENTOS II. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: telma37 • 12/3/2015 • 859 Palavras (4 Páginas) • 336 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL UNIDERP
VALPARAISO DE GOIÁS
Curso: Serviço Social 3ª semestre
Disciplina: Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social II
Professora Ead: Elaine Cristina Vaz Vaez Gomes
Serviço Social: Apresentação, Reconceituação e Modernização.
Acadêmicas:
Abelin Maria PereiraCardoso RA: 6953495353
Giselle Valadares de Oliveira RA: 7581620009
Jaqueline Silva de Oliveira RA: 9978021656
Lucimar Oliveira Barboza RA: 6785393361
Rosilene do Nascimento Oliveira RA: 8137752427
Telma Ferreira dos Santos RA: 6506256529
Apresentação de relatório
Valparaíso de Goiás, 30 de Março de 2014.
Rumo a novos horizontes no Serviço Social
O Serviço Social tem sua origem na Igreja Católica, que tem como base o desenvolvimento e transformação relacionados as questões econômicas e sociais que a sociedade enfrenta em seu dia a dia.
As primeiras escolas de serviço social eram formadas por cristãos que tinham como base a caridade (benemerência), e deixavam equivocada a questão, ou seja, seus efeitos e causas.
Diante desses fatores foi necessário reformular o Serviço Social de forma a mudar sua característica e atuação, principalmente no exercício da profissão e suas ações. A compreensão das demandas sociais presente nos grupos e instituições era defasada e diante disso foi necessária a complementação através dos seminários, cursos, que de alguma forma ajudaria a mudar essa visão errônea do Serviço Social.
Vários eram os problemas que acometiam a sociedade podemos citar: Familiares, Analfabetismo, Saúde precária e sem estrutura (Falta de Investimentos).
Segundo (Faleiros 2009), o Serviço Social passaria a mudar o desenvolvimento, teoria e nova ideologia.
A primeira manifestação das Escolas de Serviço Social foi em 1964 no nordeste onde se buscava a modernização do Serviço Social e atuação frente aos problemas enfrentados nas regiões subdesenvolvidas do nordeste.
O processo de Renovação iniciou-se no seminário de Araxá e Teresópolis, que foi o marco na tentativa de adequação do Serviço Social de forma a repensar a profissão, a teoria e metodologia.
O Seminário de Teresópolis trouxe como finalidade a redefinição do papel do Assistente Social e valorização da ação. Enquanto o Seminário de Sumaré era o modo cientifico do Serviço Social, organização e crescimento da categoria profissional.
O primeiro Seminário Latino Americano em Porto Alegre é marcado pela ruptura com o tradicionalismo, oque gerou o corte umbilical das amarras imperialistas.
Esses seminários trouxeram vários aspectos que trariam mudanças na estrutura, ação e prática. Podemos ressaltar a legitimação da ação profissional, colocação a serviço dos interesses dos usuários, aprofundamento da compreensão do Assistente Social em relação às politicas sociais e sua prática profissional.
O processo de Reconceituação tem duas vertentes: Vinculo com a classe trabalhadora e defesa de seus direitos. Em 1983 é aprovada uma lei de número 8862 que regulamenta o exercício da profissão e uma nova perspectiva de transformação sócia. Toda essa transformação tem suas raízes e motivações no movimento de Reconceituação, que direcionou e impulsionou as mudanças em toda a dimensão estrutural e profissional.
Os seminários foram essenciais no desenvolvimento dessas ações no sentido de sua atuação, promoção, politicas sociais e reformulação. O serviço Social passa a ser visto como uma profissão modelo que precisa uma nova roupagem, organização e representação que influência o comportamento humano e o meio em que vive.
O objetivo do Serviço Social é atuação junto aos desajustamentos sociais, econômicos
...