Federalistas
Por: velhobiano • 28/10/2015 • Resenha • 330 Palavras (2 Páginas) • 884 Visualizações
Universidade de Brasília
Instituto de Ciência Política IPOL
Teoria Política Moderna 2/2014
Turma A terça/quinta
Professor: Breno Cypriano
Orlando Biano Gomes
Matrícula: 14/0157387
Fichamento: Federalistas
No capítulo 9, o autor apresenta a ideia de que é sim possível, a partir de Montesquieu, defender um modelo republicano. A aparente contradição se daria em função de uma interpretação equivocada sobre a obra do célebre autor francês quanto à impossibilidade de um modelo republicano em Estados territorialmente grandes. A confederação seria, então, a solução para este impasse, uma vez que reuniria os Estados sob um governo central, ainda que preservando um dado grau de autonomia. As vantagens de tal proposta são enumeradas, citando, inclusive, Montesquieu, e consistem, dentre outras, em reprimir as facções, segurar a tranquilidade dos Estados e aumentar suas forças contra perigos exteriores. (HAMILTON, JAY, MADSON, 2003, Editora Líder, páginas 53-58)
O surgimento das facções é destacado no capítulo 10 como algo com o qual se deve lidar. A supressão da possibilidade de surgimento dessas facções, no entanto, é descartada, em função da manutenção da liberdade, logo, resta combater os efeitos do surgimento das tais facções, de modo a garantir os interesses gerais, e, nesse sentido, leva vantagem a confederação sobre a democracia direta de um Estado pequeno, em função do modelo representativo e da legação do interesse geral à legislatura nacional, ao mesmo tempo em que os interesses particulares e locais ficariam a cargo do legislador de cada estado membro. (HAMILTON, JAY, MADSON, 2003, Editora Líder, páginas 59-67)
No capítulo 51 são propostos mecanismos para a manutenção da separação estre os três poderes, com a escolha pelo povo de seus representantes nas três esferas como pedra angular desse modelo, seguida da estabilidade vitalícia dos cargos judiciários, do fracionamento legislativo e do fortalecimento do executivo. Paralelamente, o autor aposta na diversidade cultural como meio de dificultar a formação de uma maioria contra uma minoria, modelo esse supostamente seguido pelos Estados Unidos. . (HAMILTON, JAY, MADSON, 2003, Editora Líder, páginas 317-322)
Bibliografia
(HAMILTON, JAY, MADSON, Federalista, O, 2003, Editora Líder)
...