Formação social e política do Brasil
Por: babychy • 19/5/2015 • Bibliografia • 513 Palavras (3 Páginas) • 200 Visualizações
Formação social e política do Brasil
O processo de “abertura política”, ao final da década de 80 do século passado, propiciou possibilidades de participação de vários setores na formulação de propostas para as esferas da sociedade. Desde o momento em que o golpe de Estado foi dado, colocando generais na presidência, as medidas de censura e repressão foram se intensificando no Brasil, o que ficou marcado pelos sucessivos decretos conhecidos como Atos Institucionais.
Inicia-se em 1974 com o governo do General Ernesto Geisel , a sociedade já estava descontente e economia continuava vivendo momentos ruins, e a ditadura militar é extinta. O presidente sabia que seria necessário fazer algo para sustentar o regime e reduzir a insatisfação da população, então apresenta alternativas de mudança do governo e da repressão. Em seus discursos declarava que o Brasil entraria em um processo de abertura política, mas que este seria feito de forma lenta, gradual e segura.
[pic 1]
Com o fim do governo de Geisel em 1979, quem assume a presidência João Baptista Figueiredo prometendo tornar o Brasil um país democrático. Em seu governo toma como medida a anistia aos cassados pelo regime militar, sancionando a lei 6683 no dia 28 de agosto de 1979. A lei que concedia anistia até mesmo aos militares acusados de tortura.[pic 2]
Em continuação, aprova também o pluripartidarismo, que gerou vários partidos políticos e extinguiu o MDB e a ARENA, únicos até então na ditadura.
Por conta de tudo que ocorria ao longo dos anos, as eleições de 1982, estaduais e municipais, foram expressadas nas urnas e a insatisfação do povo com os militares e apontaram a queda do regime. Em 1983 teve início a campanha Diretas Já que apoiava o projeto de lei do deputado federal Dante de Oliveira com a proposta de eleições diretas para presidente. Foi um dos maiores movimentos sociais do país.
[pic 3]
A mobilização popular, no entanto, força uma transição para a democracia, negociada entre a sociedade e o regime militar.
À frente de uma chapa formada pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) e pelo Partido da Frente Liberal (PFL), Tancredo Neves é eleito presidente da República , em 15 de janeiro de 1985. Tancredo adoece e morre em 21 de abril. Seu vice, José Sarney assume a Presidência.
[pic 4]
A última eleição indireta marca o fim do regime militar, mas a transição para a democracia só se completa em 1988, no governo de José Sarney, com a promulgação da nova Constituição brasileira. A redemocratização, que ocorreu tardiamente com as eleições diretas para os governadores e prefeitos, devolveu ao brasileiro o direito de tomar parte nas discussões e nos rumos de interesses coletivos.
[pic 5]
O conceito de democracia refere-se à forma de governo na qual o poder é exercido pelo Povo. A democracia do início do século até hoje vem sendo defendida simultaneamente com o avanço da conquista dos direitos políticos, reunindo princípios e práticas que protegem a liberdade do ser humano.
Bibliografia:
http://quemtemmedodademocracia.com/2012/04/07/gilson-caroni-democracia-tem-que-ser-abrangente-inclusiva-e-progressiva-quem-tem-medo/
http://tormentasocial.blogspot.com.br/2011/06/reflexao-politica-no-brasil.html
...