TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Históricos

Trabalho Escolar: Fundamentos Históricos. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2013  •  1.027 Palavras (5 Páginas)  •  678 Visualizações

Página 1 de 5

Como surgiu o serviço social no Brasil

O Serviço social surgiu no Brasil na década de 20 e 30 com a emergência e institucionalização com especialização do trabalho, sob a influência católica européia, com ênfase nas ideias de Mery Richmond e nos fundamentos do serviço social de caso, a técnica está a serviço da doutrina social da igreja.

Nos anos 30 quando Getúlio Vargas assume o governo, há um grande movimento das massas sociais. O proletariado se organiza e funda o sindicato, para que lutem por melhores condições sociais.

A igreja através da caridade e assistência convidam moças da burguesia para trabalharem a serviço da burguesia sobre o proletariado. Enfim nos anos 30 o serviço social era formado pela igreja e por moças da burguesia.

Nos anos 40, com a segunda guerra mundial cria-se a LBA,tendo como presidenta D. Daci esposa de Getulio Vargas, nessa década criaram a Petrobrás, salário mínimo etc, houve uma grande expansão do serviço sócial. Nesse período há o ínicio das praticas de organização e desenvolvimento de comunidade, além do desenvolvimento das peculiares abordagens individuais e grupais. Enfim, a profissão se desenvolve através do serviço social de caso, serviço social de grupo, serviço social de comunidade.

Quando o Serviço Social surgiu?

As primeiras escolas de Serviço Social surgiram no Brasil no final da década de 1930, quando se desencadeou no país o processo de industrialização e urbanização. Nas décadas de 40 e 50 houve um reconhecimento da importância da profissão, que foi regulamentada em 1957 com a lei 3252.

Acompanhando as transformações da sociedade brasileira, a profissão passou por mudanças e necessitou de uma nova regulamentação: a lei 8662/93. Ainda em 1993, o Serviço Social instituiu um novo Código de Ética, expressando o projeto profissional contemporâneo comprometido com a democracia e com o acesso universal aos direitos sociais, civis e políticos.

A prática profissional também é orientada pelos princípios e direitos firmados na Constituição de 1988 e na legislação complementar referente às políticas sociais e aos direitos da população. Não pode haver qualquer tipo de discriminação no atendimento profissional.

O QUE É AJUDA?

Quando se iniciou o Serviço Social a igreja e as mulheres da classe burguesa prestavam ajuda ao proletariado, ajuda econômica, material, no que eles necessitassem, era feita visitas para saber se realmente aquela pessoa estava precisando de ajuda, era feita caridade.

A ajuda está presente no Serviço Social, porém ela é realizada dentro de políticas públicas, pois é um direito de cada cidadão, e dever do Estado, faz intervenção nas desigualdades sociais, integração do indivíduo na sociedade, mostra ao cidadão os seus direitos, busca soluções para uma determinada situação.

MOVIMENTO DE RECONCEITUAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL

O Assistente Social é um profissional especialmente habilitado para identificar e atuar em problemas de educação, saúde, trabalho, justiça e segurança entre outras áreas, planejando e executando políticas públicas comunitárias, podendo também atuar diretamente com os indivíduos, famílias, grupos, empresas e comunidades. Diante disto, esta análise visa buscar de forma abrangente e tendo como objetivo considerar as forças sociais que inspiraram as iniciativas do Movimento de Reconceituação do Serviço Social e toda sua problemática dentro de um contexto social.

No final da década de 50 e no início da década de 60 houve uma crise dos padrões de acúmulos capitalistas, tendo como exemplo desenvolvimentista do governo de Juscelino Kubitscheck (JK), tal crise foi marcada pela internacionalização da economia e pelo fortalecimento do setor privado e do capital internacional. A responsabilidade a política econômica assume nesse período, faz com que a política social do Brasil passe a ser em segundo plano, tendo como medida significativa à instituição e a regulamentação da lei orgânica da Previdência Social.

A profissão do Serviço Social se firma no Brasil, mas este trabalho favorece a classe burguesa numa sociedade onde impera o capitalismo fazendo com que surjam pessoas que possam trabalhar a favor das classes dominantes para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com