Gestao Publica
Monografias: Gestao Publica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: henrriquediasrei • 28/9/2013 • 2.403 Palavras (10 Páginas) • 306 Visualizações
Processo gerenciais / etapa 1 / passo 1
Introdução
O objetivo do trabalho a seguir é mostrar o conhecimento adquirido em sala de aula, além de adquirir novos, sobre o tema planejamento, veremos seus tipos e conceitos, nos quais foram adquiridos através de pesquisas via internet e livros, que cada integrante do grupo colaborou para obtenção destes dados.
O que é planejamento? E tipos de planejamento.
Planejamento e o ato de traçar planos para se alcançar um objetivo, afim de economizar tempo, dinheiro, ter um controle maior sobre a direção a ser tomada durante o percurso, e ter uma ideia dos obstáculos que virão pela frente. Para se ter um bom planejamento você deve ter um ponto inicial, e um ponto final, que é o objetivo, com a experiência da equipe vai se traçar uma rota para alcançar esse objetivo no melhor tempo possível e com menor custo também. O planejamento não é o final, e sim o ponto de partida, necessita de um líder para ter o controle e certeza de que tudo esta sendo feito conforme os planos, não é só porque você tem um planejamento que o objetivo vai ser alcançado, você não terá problemas durante a execução, ele serve justamente para isso, para se ter uma idéia dos problemas que possam surgir, se antecipar a eles, e aumentar a chance de alcançar o objetivo. Existem alguns tipos de planejamento, como veremos abaixo.
|Planejamento estratégico. |Objetivos a longo prazo, elaborado por níveis mais altos na empresa, diretores, vice-presidente, |
| |presidente. |
|Planejamento tático. |Objetivo a médio prazo, elaborado por níveis de gerenciais, ao receber o planejamento estratégico, |
| |gerentes, supervisores. |
|Planejamento operacional. |Objetivo a curto prazo, para colaboradores da operação, que fazem acontecer e tornam possível alcançar |
| |as metas estabelecidas no inicio. |
Planejamento estratégico como vemos no quadro, é elaborado por cargos mais altos dentro da empresa, e visa objetivo a longo prazo, onde a empresa quer estar daqui a 10 anos, como serão os passos para alcançar esses objetivos, através de politicas internas, da seleção de funcionários proativos e dispostos a colaborar para o alance dos objetivos, pessoas que intendam que a empresa crescendo eles também vão crescer.
Planejamento tático, já é a médio prazo, e mais direcionado para áreas especificas, elaborado por gerentes e supervisores, é como que se pegasse o planejamento estratégico, fatiasse ele, e fosse desenvolvido outro planejamento nessas fatias, que são as áreas da empresa. Muito importante para o alcance dos objetivos.
Planejamento operacional, é o de curto prazo, que se aplica no dia dia, o que sera feito amanhã, como podemos fazer mais com menos, esse planejamento é executado por funcionários de nível operacional, produção, auxiliares, é vital para que todas as etapas sejam alcançadas, e para que os níveis mais altos saibam se estão indo pelo caminho certo.
Processos gerenciais etapa 1 / passo 2
Discussão sobre os passos anteriores, e confronto com a mensagem dos professores Shinyashiki e Santos.
Vimos nos passos anteriores a importância do planejamento e seus tipos, ele deve ser usado como ferramenta para alcance dos objetivos da empresa, deve ser bem estruturado, de forma a cortar custos, cumprir prazos, aumentar a qualidade do serviço, assim evitando a perda de clientes.
O planejamento é o que serve de base para as outras funções, é o principio da administração, exige organização, direção e controle.
Através de seus tipos ele abrange diversas áreas da empresa, o estratégico, visa onde estamos e onde queremos chegar, são objetivos para serem obtidos a longo prazo, o tático, desenvolvido por gerentes, supervisores, é focado em cada departamentos da empresa e o operacional, que é o de curto prazo, o que esta sendo feito hoje.
Planejar é muito importante para o alcance dos objetivos, não é e nem pode ser de uso exclusivo de grandes empresas, ele deve ser usado por pequenos empresários, que tenham um mercadinho, um petshop, até por pessoas comuns, planejar onde se deve gastar o dinheiro conseguido no mês, que carreira seguir, quais os passos para se chegar la, curso técnico, graduação, pós graduação, isso deve ser analisado e seguido, para tornar o planejamento efetivo.
No texto do professor Roberto Shinyashiki, vimos a importância da visão, como ela pode nos ajudar a evoluir, onde uma pessoa que tem visão consegue enxergar uma oportunidade onde a maioria só consegue ver a derrota, e como essa falta de visão pode custar nossos empregos, nossos amores, geralmente percebemos essa falta de visão quando a oportunidade passa, um visionário trabalha no presente, pensando como o resultado sera no futuro, essa visão só traz benefícios, com ela aguçada não perdemos tantas oportunidades, mas como sabemos a maioria das pessoas ainda não tem essa visão.
No texto do Professor Santos, vimos como o planejamento sempre foi e sempre sera uma necessidade do ser humano, antes os nômades, agora as grandes empresas, onde sem planejamento seria impossível sua sobrevivência no mercado. O planejamento viabiliza a visão antecipada dos fatos, não que não teremos problemas, as empresas não podem tomar medidas de solução de problemas conforme vão acontecendo, vimos que a atividade humana realizada sem o minimo de preparo, é uma atividade aleatória, que conduz a situações desconhecidas e geralmente pior do que a iniciada.
Considerações finais
Depois do desenvolvimento das etapas acima, percebemos melhor nossas duvidas sobre o tema e conseguimos esclarecer através das pesquisas realizadas, vimos a importância de um trabalho deste tipo para complementar o desenvolvimento do aluno.
Referencia bibliográficas;
CHIAVENATO, Idalberto. Administração. Rio de Janeiro: Elsevier; São Paulo: Anhanguera, 2010
Veja o futuro antes dos outros do professor Roberto Shinyashiki disponível no site: http://www.planestrategico.com.br/planejamento-estrategico/shinyashiki2.html acessado em 13/09/2011.
O desafio do administrador do futuro do professor
...