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Hakani O QUE É REAL E QUE NÃO É REAL

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Por:   •  14/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.269 Palavras (6 Páginas)  •  243 Visualizações

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PROJETO HAKANI

O QUE É REAL E O QUE NÃO É REAL

Os esforços na prevenção do infanticídio realizados pelo Projeto Hakani permanecem sob ataque de ativistas da Survival International. Como resultado prático dos esforços desse projeto, um número sem precedentes de grupos indígenas têm se mobilizado para discutir alternativas ao infanticídio, mas o Survival International continua defendendo que o projeto seria parte de uma armação fundamentalista para subverter as culturas tradicionais. Os produtores do filme e representantes do Projeto Hakani respondem.

Survival International: "O infanticídio na Amazônia é raro. Quando acontece ... "

Infanticídio é comum entre muitas comunidades indígenas no Brasil. Este fato tem sido substanciado por inúmeros antropólogos, agentes de saúde e muitos líderes indígenas. As estimativas conservadoras de que algumas centenas de crianças indígenas são mortas desnecessariamente a cada ano, pode ser no que Stephen Corry, diretor da Survival International, baseia-se quando diz que o infanticídio é "raro". Mas proporcionalmente ao total da população indígena, esses os números são muito significativos. O povo suruwaha, por exemplo, é um grupo de 130 indígenas, mais de metade deles com a idade abaixo de 18 anos. Ter-se apenas uma criança sacrificada já é um problema de enorme impacto para este grupo. Existem pesquisas que indicam que só entre as comunidades indígenas de Roraima, mais de 200 crianças foram vítimas desta prática nos anos recentes.

Survival International: De acordo com Corry, os esforços, como o do Projeto Hakani, são um caso de "fundamentalistas" intrometendo-se e impondo suas crenças sobre culturas nativas.

O esforço para abolir o infanticídio como uma prática tradicional foi originada por centenas de indígenas de diferentes comunidades indígenas que reconhecem-no como prejudicial ao desenvolvimento de suas próprias culturas. O argumento de que o filme "Hakani" é uma imposição de ‘fora para dentro’, fomentada por missionários cristãos "fundamentalistas" ansiosos para reorganizar tradições tribais, é infundado. O Projeto Hakani opera sob a pressuposição de que a proteção à vida da criança indígena é perfeitamente compatível com a proteção ao povo e à cultura indígena.

Survival International: "Mesmo que você baixe o filme completo na internet, os créditos são ilegíveis, por isso você não pode dizer quem está por trás dele ... Missionários evangélicos têm escondido o seu trabalho por décadas ... "

"Hakani" é uma produção financiada de forma privada e independente, que visa apoiar organizações não governamentais como a ATINI em sua defesa dos direitos das crianças indígenas. O filme é uma ferramenta criada para aumentar a conscientização sobre o infanticídio e abrir a discussão sobre alternativas. Fundada por Márcia e Edson Suzuki, a ATINI envolve uma ampla rede de líderes indígenas, antropólogos, lingüistas, advogados, políticos e educadores - muitos deles sem afiliação religiosa. O casal Suzuki, linguistas altamente reconhecidos e peritos em culturas tribais, têm trabalhado e vivido entre os indígenas por 28 anos e a idéia central que defendem é simples: através da proteção da vida de seus filhos, os indígenas estão protegendo o seu futuro e garantindo a preservação de sua cultura.

Para a produção do docu-drama, a ATINI contou com uma parceria fundamental com a organização internacional Jovens Com Uma Missão - conhecida no Brasil como Jocum. A maior parte do documentário foi gravado no campus da Jocum na cidade de Porto Velho.

Survival International: "Jovens Com Uma Missão, foi proibida de atuar em algumas partes do Brasil, mas permanece nestas áreas ilegalmente. "

Jocum tem sido uma presença constante em diversas comunidades indígenas amazônicas nas últimas 3 décadas. Durante grande parte desse tempo, trabalhou ao lado de equipes do governo, na implementação de programas de saúde, tradução, fornecendo transporte aéreo e, algumas vezes, até mesmo intermediando disputas entre grupos indígenas e fazendeiros. Devido a mudanças de regras na atual administração da FUNAI, a Jocum, juntamente com outras ONGs e organizações missionárias, foi convidada a deixar áreas indígenas específicas, tais como a dos suruwaha, até que as novas regras dos convênios sejam firmadas. A alegação de que JOCUM desafiou o governo brasileiro por ter permanecido ilegalmente em determinadas áreas indígenas é categoricamente falsa.

Survival International: "[cenas de "Hakani"] foram falsificadas. O filme reúne filmagem de diversas comunidades indígenas e lança mão de truque fotográfico para dar a entender a mensagem que desejam. Não foi filmado em uma comunidade indígena, a terra que cobre o rosto da criança é, na verdade, bolo de chocolate, e os indígenas no filme foram pagos como atores. "

O gênero cinematográfico da produção Hakani é tecnicamente conhecido como docu-drama, uma representação baseada em fatos e eventos reais. A história da menina Hakani é uma história verdadeira, verificável por testemunhas oculares e relatórios

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