Liberdade E Igualdade
Ensaios: Liberdade E Igualdade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: uendelf • 14/11/2014 • 680 Palavras (3 Páginas) • 300 Visualizações
Liberdade e Igualdade
Através dos tempos muito tem se falado do que é liberdade, pensadores de varias eras diferentes discutiram sobre o assunto, cada qual com um determinado ponto de vista, devido claro a época em que viveram e os fatores sociais que os influenciaram. O tema ainda é amplamente discutido atualmente, causas como o a liberdade de expressão o direito a igualdade dentro da sociedade civil, são temas recorrentes na mídia.
O conceito de liberdade e igualdade defendido por Aristóteles, em que a liberdade é concebida como o poder pleno e incondicional da vontade para determinar a si mesmo ou para ser autodeterminada. Onde a liberdade na concepção aristotélica é o principio para escolher entre alternativas possíveis, realizando-se como decisão e ato voluntário.
Levando isso em consideração vemos que a liberdade que temos hoje se assemelha com a defendida por Rousseau, que diz em vários de seus trabalhos, mas como o mais conhecido e amplamente divulgado o Contrato social, que o homem é livre para fazer suas escolhas baseado em sua necessidade, mas levando sempre em consideração a sua existência como cidadão, lembrando que suas ações sofreram impacto no meio em que ele vive.
Para Hobbes, que tinha como objetivo defender o absolutismo seria uma idéia retórica, pois o homem, livremente, teria cedido sua liberdade e poder ao soberano. Essa situação seria suportável e justificável, uma vez que garantiria aos homens sua sobrevivência. Para ele, a liberdade deve ser pensada de acordo com o poder que a pessoa possui o que desqualifica a noção de liberdade como princípio humano. Apenas quando condenado à morte o homem pode ser considerado livre, uma vez que retorna ao seu estado de natureza.
Já Locke, pensador do liberalismo, sustenta a liberdade como direito natural, uma vez que seu objetivo era defender a burguesia, que precisava de uma justificativa para crescer economicamente sem os obstáculos definidos pela monarquia. Para ele, diferente de Hobbes, a liberdade é um direito natural e, portanto, inalienável. Seria uma propriedade que o homem possui como direito natural. No estado de natureza, o homem é proprietário natural de sua pessoa, portanto, prevalecem os princípios de igualdade e liberdade. Além disso, a liberdade é um dos fundamentos do Estado Civil. Nele, ela é necessária para estabelecer a sociedade e a forma de governo que irão reger. Locke defende unicamente a burguesia. Por exemplo, o autor sobrepõe à liberdade a noção de propriedade à vida, o que legitima a escravidão. Fica claro que, antes de pensar quais são os princípios e direitos do homem, o autor pretende proteger a classe burguesa e suas necessidades e objetivos de crescimento financeiro.
Como dito antes o tema liberdade e igualdade já foi e ainda é trabalhado a exaustão em diferentes mídias, livros, filmes, games, HQs. Tudo o que envolve o tema é de um tom tão forte e perigoso aos olhos de alguns governantes ao ponto de barrarem obras de serem publicadas e ou distribuídas. Analisando mais de perto um filme da Disney, no caso o Pinóquio, um clássico infantil que trás em si uma musica muito critica,
“I've got no strings to hold me down
To make me fret, or make me frown
I had strings but now I'm
...