Lucro Real
Ensaios: Lucro Real. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ualaxsimoes • 14/12/2014 • 321 Palavras (2 Páginas) • 244 Visualizações
Regime de Tributação: Lucro Real
Regime de Tributação é o enquadramento pelo qual se definem quais e quanto à empresa irá pagar de tributos. O Lucro Real é a regra geral para a apuração do Imposto de Renda e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) da pessoa jurídica, onde o imposto de renda é determinado a partir do lucro contábil, apurado pela pessoa jurídica, acrescido de ajustes (positivos e negativos) requeridos pela legislação fiscal, conforme esquema a seguir:
• Lucro (Prejuízo) Contábil
(+) Ajutes fiscais positivos (adições)
( - ) Ajustes fiscais negativos (exclusões)
(=) Lucro Real ou Prejuízo Fiscal do período
Quando se trata do regime de Lucro Real pode haver, inclusive, situações de Prejuízo Fiscal e Base de Cálculo Negativa de CSLL, hipótese em que não haverá Imposto de Renda a pagar, nem CSLL a pagar.
De acordo com o artigo 247 do RIR/1999, lucro real é o lucro líquido do período de apuração ajustado pelas adições, exclusões ou compensações prescritas ou autorizadas pela legislação fiscal.
A determinação do lucro real será precedida da apuração do lucro líquido de cada período de apuração com observância das leis comerciais. O lucro real é recomendado para empresas com lucro inferior a 32% da receita bruta, é calculado no resultado da receita, menos as despesas dedutíveis. Dessa forma é obtido o lucro real onde são calculados os impostos e contribuições federais (IRPJ, CSLL, impostos estaduais e municipais, como ICMS e ISS). Esse regime é normalmente adotado por empresas de maior porte, pois carregam grandes despesas ou são obrigadas a adotar esse regime por força de Lei.
Para optar por essa modalidade é importante ter uma rigorosa escrituração contábil, pois somente as despesas comprovadas poderão ser consideradas para fins de dedução ou compensação.
O perfil das empresas optantes pelo regime de tributação Lucro Real é:
Folha salarial baixa.
Margem de lucro baixa.
Custos operacionais altos (aluguéis, fretes, energia elétrica e etc.).
Mercadorias contempladas por benefícios do ICMS na modalidade geral.
Mercadorias submetidas ao regime da substituição trib
...