Monitoramento social
Por: lucysilva • 20/9/2015 • Trabalho acadêmico • 1.693 Palavras (7 Páginas) • 204 Visualizações
LUCIENE MARIA SANTOS DA SILVA – RA: 3830649846
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO III
Relatório Estágio Apresentado ao curso de Serviço Social do Centro de Educação a Distância- CEAD da Universidade Anhanguera Uniderp como requisito obrigatório para cumprimento de disciplina de Estágio Supervisionado III
Santo André- São Paulo
2015
LUCIENE MARIA SANTOS DA SILVA – RA: 3830649846
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO III
SANTO ANDRÉ – SÃO PAULO
2015
SUMÁRIO
INDENTIFICAÇÃO
INTRODUÇÃO
DESENVOLVIMENTO
COSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS
IDENTIFICAÇÃO
Estagiário: Luciene Maria santos da silva
Curso: Serviço Social
Telefone: 9 9419 4310 e-mail: lu-sab2010@hotmail.com
Nível do Estágio Supervisionado: III
Local do Estágio: Abrigo Irmã Tereza á Idosos Desamparados
Endereço: Rua Lourdes, 640, Bairro Nova Gerty
Supervisor (a) Acadêmico (a): José Adriano M.C Marinho Nº CRESS: 34.426
Supervisor (a) de Campo: Maria Edilsa Pereira Nº CRESS: 50.781
Carga Horária: 114
Início: 20 / 04/ 2015 Término: 18 / 05 / 2015
INTRODUÇÃO
Para muitos ser idoso significa ser incapaz, não necessitar de uma vida social e produtiva, nessa fase muitos idosos são largados em instituições quebrando o maior e melhor vínculo do ser humano que é o amor da família. O envelhecimento é um fator que gera grandes transformações no organismo, e essas transformações em sua maioria são prejudiciais para os indivíduos tornando-os descontentes com sua imagem e também gerando limitações, pois o corpo se torna mais lento sendo incapaz de realizar as atividades como em tempos anteriores. O envelhecimento faz com que o organismo funcione de forma diferenciada e o corpo torna-se menos flexível, os movimentos são mais lentos com perda da agilidade, as articulações vão perdendo a mobilidade e elasticidade, os ossos ficam mais fracos, ocorre uma deterioração do aparelho bronco pulmonar, gerando um comprometimento de todo o sistema respiratório, o aparelho cardiovascular também sofre diminuição de sua capacidade, ocasionando várias patologias decorrentes dessa situação.
No estatuto do idoso diz que o idoso possui direito a liberdade, a dignidade, a integridade, a educação a saúde, a um meio ambiente de qualidade, entre outros direitos fundamentais (individuais, sociais, difusos e coletivos), cabendo ao Estado, a Sociedade e a família a responsabilidade pela proteção e garantia desses direitos.
Em instituições é grande a alta queixa de dor em idosos e muitos desses lugares há uma carência de serviços especializados funcionais de caráter preventivo e curativo para essas queixas. Nesse sentido esse projeto busca possibilitar aos idosos institucionalizados a prevenção ou redução de queixa de dor crônica que a idade pode acarretar, para isso propusemos o uso da expressão e do ritmo como atividades terapêuticas no cuidado com os mesmos.
O presente projeto de intervenção “Dança um recurso na intervenção e efeitos sobre a queixa de dor” está direcionado ao Abrigo de Idosos Irmã Teresa á Idosos Desamparados, que está localizado na Rua Lourdes 640, no município de São Caetano do Sul. Esta instituição é uma ONG e abriga 78 idosos que foram abandonados por seus parentes ou viviam em situações precárias, em situações de risco. Este projeto visa contribuir para minorar os efeitos do envelhecimento e isso pode ser adquirido através da dança que é considerada por muitos autores uma das atividades mais completas.
DESENVOLVIMENTO
Este projeto objetiva levar a dança juntamente com a música para idosos, buscando assim utilizar o ritmo e a expressão corporal como recursos terapêuticos ocupacionais contribuindo para tratamento de queixa da dor.O abrigo irmã Tereza,Tem uma grande alta de queixa de dor entre os idosos,com o inicio das atividades os idosos se questionavam se realmente iria ter êxito participando das atividades proposta.
A instituição tem uma grande alta de queixa de dor , em muitos desses lugares há uma carência de serviços especializados funcionais de caráter preventivo e curativo para essas queixas.Alguns idosos participaram das atividades proposta com muita dificuldade. Alem das sessões de massagens,aulas de danças foram inseridas em nossas atividades, apresentação de samba,apresentação de Ciranda,atividades físicas.
As atividades que foram desenvolvida no decorrer do projeto na percepção do empenho e disposição dos idosos durante a realização propostas,as atividades trouxe uma melhora significativa nas dores dos idosos,além de ter percebido um equilíbrio melhor de seu corpo,na flexibilidade da coordenação motora.
No estatuto do idoso diz que o idoso possui direito a liberdade, a dignidade, a integridade, a educação a saúde, a um meio ambiente de qualidade, entre outros direitos fundamentais (individuais, sociais, difusos e coletivos), cabendo ao Estado, a Sociedade e a família a responsabilidade pela proteção e garantia desses direitos.
No abrigo Irmã Tereza teve uma boa aceitação nas atividades desenvolvidas tivemos a participação de 80% dos idosos, fazendo atividades físicas, dança duas vezes por semana,massagens e mais algumas atividades que foram surgindo no decorrer do projeto, mais sempre estimulando 90% dos idosos a sair do sedentarismo, pois ficam muito tempo sentados ou até mesmo deitados,
CONSIDERAÇÕES FINAIS
O objetivo desse projeto é ajudar não só em aliviar as dores dos corpo dos idosos mais também ajudar alguns em suas depressões pelo fato de muitas vezes com o abandono dos seus familiares,assim esquecendo um pouco suas tristezas e tornando mais leve seu convívio em uma instituição de longa permanência.
...