O Movimento Negro
Por: bbf2019 • 2/9/2019 • Trabalho acadêmico • 520 Palavras (3 Páginas) • 209 Visualizações
Trabalho: Movimento Negro
Muitos negros ainda sofrem com o racismo, a discriminação e condições desiguais na
O negro carrega ainda na sua historia o estigma e condição social devido a exploração, exclusão e desvalorização vividas em tempos passados, no Brasil se vive o mito de que existe democracia racial, porém a realidade é outra, o negro ainda está ligado a pobreza e a exclusão da sociedade. Para a população negra o preconceito e a discriminação por sua cor se torna uma de sua menores preocupações, pois para essa população existem condições imediatas piores, como a alimentação, habitação, segurança, educação, saúde, emprego, renda entre outros .
Como uma das conquistas do movimento negro é a criação do Dia da Consciência Negra (20 de novembro), outra importante é a implantação da Lei 10.639/2013 que integra no calendário escolar de todas as redes de ensino a comemoração e o debate sobre a história, cultura e a valorização dos africanos e afro-brasileiros.
Como outra conquista tem-se a aprovação da Lei 12.711/2012 que cria cotas para estudantes ingressantes em cursos de nível superior, um avanço muito grande para os negros.
Em 2013 o Governo Federal do governo lula cria a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da igualdade Racial (SEPPIR).
Devido a ações afirmativas que vem sendo executadas sobre o combate a discriminação racial, o Brasil vem tentando promover mudanças culturais, inserir a diversidade e aumentar a representatividades nos espações e em setores da sociedade.
O negro ainda carrega o estigma e a condição social conseqüentes da exploração dominação exclusão e desvalorização.
No Brasil vivemos o mito da democracia racial, porém a realidade social perversa e os indicadores sociais comprovam que o negro ainda está associado à miséria e à exclusão.
Conquistas
- Uma das conquistas é a criação do Dia da Consciência Negra (20 de novembro).
- Outra conquista importante é a implantação da Lei 10.639/2013 que incluiu a comemoração da data no calendário escolar e a discussão sobre a história a cultura e a valoração dos africanos e afro-brasileiros nos currículos escolares em todas as redes de ensino.
- A aprovação da Lei 12.711/2012, que cria as cotas para ingresso em cursos superiores, foi um avanço para os negros.
- Criação, em março de 2013, pelo Governo Federal, da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR).
- Por meio das ações afirmativas de combate à descriminação racial, principalmente, nos últimos dez anos, o Brasil tenta promover transformações culturais , implantar a diversidade e ampliar a representatividade dos grupos minoritários em todos os setores da sociedade.
http://www.guaxupaz.com.br/web/index.php/nao-violencia-mobiliazacoes/237-movimento-negro-lutas-e-conquistas
Muitos negros permanecem marginalizados, sofrem com o racismo e a discriminação e não encontram condições igualitárias de educação e desenvolvimento profissional.
Atualmente, a população negra no Brasil ainda está em desvantagem em relação aos brancos em todos os itens, como violência, renda, educação, saúde, emprego, habitação e Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Segundo um relatório da ONU, não existe região ou estado brasileiro em que a condição de vida da população negra seja melhor do que a da população branca.
A ONU sugere que todos os países busquem uma ação conjunta entre governo e sociedade para combater o racismo no país e melhorar as condições de vida da população negra.
...