O Projeto de Intervenção
Por: Shirlle De Souza • 5/11/2019 • Projeto de pesquisa • 1.678 Palavras (7 Páginas) • 230 Visualizações
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
PROJETO DE INTERVENÇÃO
Coordenadora do curso: Prof.ª Valquíria Aparecida Dias Caprioli
Boa Vista-RR
2018
SHIRLLE DE SOUZA SAMPAIO
PROJETO DE INTERVENÇÃO
“PAIF: O CRAS mais perto de você”
Trabalho apresentado à Universidade Norte do Paraná-UNOPAR, para disciplina de Estágio Curricular Obrigatório ll, como requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em Serviço Social.
Boa Vista-RR
2018
SUMÁRIO
1. APRESENTAÇÃO ........................................................................................3
2. JUSTIFICATIVA .............................................................................................4
3. OBJETIVOS....................................................................................................5
3.1 Geral ..................................................................................................... 5
3.2 Específicos ...........................................................................................5
4. PÚBLICO ALVO ............................................................................................5
5. METAS A ATINGIR........................................................................................ 5
6. METODOLOGIA ............................................................................................5
7. RECURSOS HUMANOS....................................................................................................................6
8. PARCEIROS OU INSTITUIÇÕES APOIADORAS .........................................6
9. AVALIAÇÃO .....................................................................................................6
10. CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO .................................................................7
11. REFÊRENCIAS BIBLIOGRÁFICAS...............................................................8
- APRESENTAÇÃO
O CRAS é a principal estrutura física local para a Proteção Social Básica, desempenhando um papel central no território onde se localiza, possui a função exclusiva da oferta pública de trabalho social com as famílias e indivíduos, por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e gestão territorial da rede socioassistencial. As famílias que demandam as ações do PAIF vivenciam situações como violência doméstica e psicológica; baixa escolaridade, e consequentemente uma capacitação e qualificação fragilizada; drogas; abandono; fome e dentre outras dificuldades.
Tais problemas implicam em diversas questões: sociais, econômicas e de saúde. Nesse sentido, é notório o quanto esses serviços ofertados pelo CRAS ou “casa das famílias” como também é conhecido, por exemplo os grupos de reflexão, reuniões de convivência social ou visitas domiciliares, são importantes e fazem diferença na vida dessas famílias, pois é nesse espaço onde essas famílias encontram o acolhimento, a orientação e a transformação de suas realidades. Então, para que essas famílias tenham acesso e compreensão dos seus direitos, é necessário ter conhecimento sobre os mesmos, para tanto, este Projeto de Intervenção, “PAIF: O CRAS mais perto de você”, tem a finalidade de instruir essas famílias e indivíduos usuários, sobre a importância de manter os vínculos familiares fortalecidos e conhecer seus direitos em relação aos serviços socioassistenciais que lhes é oferecido. O Projeto será executado no CRAS São Francisco, situado na Rua David Cruz, 90, Bairro Calungá na Cidade de Boa Vista-RR.
- JUSTIFICATIVA
No decorrer do estágio, realizado dentro do CRAS São Francisco, observou-se que o trabalho desempenhado pela equipe de referência é voltado a acolhida, escuta, orientação e encaminhamentos para programas, projetos e acompanhamentos de acordo com as demandas e necessidades apresentadas. Há diversos casos em que se faz indispensável a visita domiciliar, observando a realidade dessas famílias e poder fazer um atendimento com qualidade e eficiência ofertando encaminhamentos cabíveis a cada situação e, quando necessário articular-se com a rede socioassistencial a viabilização dos direitos.
Portanto, é notável que mesmo com tantos esforços há ainda uma precariedade de conhecimento dessas famílias sobre os serviços ofertados pelo Centro de Referência de Assistência Social-CRAS. A garantia da convivência e o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários envolvem a prevenção da ruptura desses vínculos. Pois, o PAIF consiste no trabalho social com famílias, de caráter continuado, com a finalidade de fortalecer a função protetiva da família, prevenir a ruptura de seus vínculos, promover seu acesso e usufruto de direitos e contribuir na melhoria de sua qualidade de vida. Prevendo o desenvolvimento de potencialidades e aquisições das mesmas. O serviço PAIF integra o nível de proteção social básica do SUAS. (Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais).
...