TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO

Por:   •  24/10/2020  •  Bibliografia  •  495 Palavras (2 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA[pic 1]

CENTRO DE EDUCAÇÃO

DEPARTAMENTO DE FUNDAMENTAÇÃO DA EDUCAÇÃO

FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO

  1. (0,5) O Behaviorismo consiste em uma das principais forças teóricas para a Psicologia, propondo o comportamento como objeto de estudo e um método experimental que fosse capaz de prevê-lo e controlá-lo. Sobre essa abordagem teórica, assinale (V) para as Verdadeiras e (F) para as Falsas.

(   F   ) Um estímulo que não provoca qualquer tipo de resposta, denomina-se de estímulo condicionado.

( V  ) Em seu experimento com cães, Pavlov utilizou a comida enquanto estímulo incondicionado, a qual produziria uma resposta (salivação) incondicionada.

( F ) O famoso “experimento do bebê Albert”, no qual o medo era produzido, foi realizado por Skinner, principal nome do Behaviorismo Clássico.

(  V  ) O frio e o calor podem ser considerados estímulos incondicionados por produzirem respostas incondicionadas como o tremor e o suor, respectivamente.

(  V  ) A partir do experimento com os gatos, Thorndike identificou que: a diminuição do tempo gasto a cada nova tentativa de sair da caixa poderia ser considerada como uma medida de aprendizagem.

  1. Acerca da Abordagem Behaviorista, responda as questões abaixo:

  1. (1,5) Que contribuição esta perspectiva teórica pode trazer para o campo da educação?

R- A principal contribuição foi a de Skinner, segundo o autor, as pessoas aprendem melhor quando percebem que estão indo melhor nos estudos, ou seja, a sensação de sucesso motiva os estudantes. Outra abordagem seria recompensas dadas aos estudantes que seria um reforço positivo, como por exemplo pontos ou notas, obtidas pelo bom comportamento.

  1. (1,5) Quais críticas podem ser identificadas ao modelo behaviorista? Aponte duas.

R- Uma das críticas ao modelo behaviorista é que a teoria foi criada com base na exclusão, outra crítica identificada foi o uso antiético de um bebê no experimento de Waltson, conhecido como experimento do Pequeno Albert.

  1. (1,5) Discuta as principais diferenças entre o Condicionamento Clássico (Respondente) e o Condicionamento Operante.

R- Descoberto por Pavlov, o condicionamento clássico teve uma grande influência sobre o Behaviorismo, trata-se de um processo de aprendizagem que ocorre pelo processo de associações, onde um estímulo incondicionado que antes gerava um resposta incondicionada (que ocorre espontaneamente) quando associado repetidas vezes a um estímulo neutro (que inicialmente não gera nenhuma resposta), o estímulo que anteriormente era neutro passa a ser um estímulo condicionado que leva a uma resposta condicionada, ou seja, uma resposta aprendida.

Já o condicionamento operante, descoberto por Skinner, é um processo de aprendizagem onde ocorrem recompensas e punições para se mudar um comportamento. Quando as consequências são reforçadoras (reforço positivo) o condicionamento operante tem mais chances de se repetir, ou seja, quando o indivíduo executa a ação para se obter uma recompensa, já um reforço negativo (punição) será menos provável de se repetir, e com a sua ausência aumenta-se a probabilidade da resposta.

A principal das principais diferença entre as duas abordagens é que no condicionamento clássico o comportamento é involuntário, já no condicionamento operante é voluntário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (82.6 Kb)   docx (17.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com