Os Princípios Contábeis
Por: lindolina • 17/8/2015 • Relatório de pesquisa • 288 Palavras (2 Páginas) • 268 Visualizações
Princípios Contábeis
Os Princípios Contábeis são à base das informações contábeis, seu uso é obrigatório para o exercício contábil, essas normas são introduzidas pelos órgãos reguladores, sendo essenciais para a realização dos lançamentos contábeis, tornando-o padrão e uniforme para que ocorra fidelidade nos resultados encontrados. Com esses princípios o profissional de contabilidade acaba adquirindo um conhecimento mais eficaz, tornando as decisões melhores por parte dos usuários.
Os princípios da contabilidade, são regulados pelo Conselho Federal de Contabilidade pela resolução 750/93, que foi revogado pela resolução CFC nº 1282/10.
Com esses princípios houve uma uniformidade e fidelidade em relação as demonstrações do patrimônio, facilitando o entendimento entre usuários, que são contabilistas, auditores, peritos e terceiros, sendo importantes para padronizar sua escrituração.
Eles são definidos em sete princípios, sendo, da entidade, da continuidade, da oportunidade, do registro pelo valor original, da competência, da prudência e da atualização monetária que foi revogado pela resolução da CFC nº 1282/10.
Os Princípios Contábeis são a base para um entendimento padronizado de informações tanto para profissionais de contabilidade como para usuários. Por ser o ponto de partida onde se originou a contabilidade, proporcionam interpretação uniforme das demonstrações financeiras. São caracterizados por apresentar informações úteis, objetivas e praticáveis.
Verifica – se com base nos princípios que nunca se deve misturar o empresarial com o particular, demonstrando sempre a situação real em que a empresa se encontra, com informações corretas e precisas, onde seus valores são registrados em moeda nacional e originais, partindo sempre pelo regime de competência, e demonstrando prudência entre Ativos e Passivos.
Os Princípios Contábeis devem ser respeitados para que a contabilidade atinja seus objetivos, com informações úteis, claras, flexíveis e completas, com registros adequados de suas transações, suprindo as necessidades tanto para a entidade como para seus usuários.
...