PROJETO 01
Por: Alderi A. LOPES • 25/9/2015 • Trabalho acadêmico • 1.927 Palavras (8 Páginas) • 140 Visualizações
ANHANGUERA EDUCACIONAL[pic 1]
FACULDADE DE DOURADOS - MS
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
ALDERI A. LOPES – 4236820451
MARIA BELISIA DE OLIVEIRA SOUZA LIMA – 3815642560
PROJETO DE ATIVIDADES I
DOURADOS – MS
2015
ANHANGUERA EDUCACIONAL[pic 2]
FACULDADE DE DOURADOS - MS
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
ALDERI A. LOPES – 4236820451
MARIA BELISIA DE OLIVEIRA SOUZA LIMA – 3815642560
A Gestão de Estoques como Ferramenta Estratégica na Redução de Custos dentro de uma Microempresa - Um estudo de Caso.
Projeto apresentado como requisito para avaliação da Disciplina de Projeto de Atividades I do Curso de Ciências Contábeis oferecido pela Faculdade Anhanguera de Dourados, sob a orientação do Prof. Walteir Luiz Betoni.
DOURADOS – MS
2015
Sumário
1. TEMA
2. DELIMITAÇÃO DO TEMA
3. OBJETIVOS
3.1 OBJETIVO GERAL
3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
4. JUSTIFICATIVA
5. PROBLEMATIZAÇÃO DO TEMA
6. METODOLOGIA
7. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
7.1 HISTÓRIA DA CONTABILIDADE
7.2 OBJETIVO E USUÁRIOS DA CONTABILIDADE
7.3 GESTÃO DE ESTOQUE
7.4 PAPEL DO GESTOR DE ESTOQUE
7.5 – ATRIBUIÇÕES NECESSÁRIAS PARA UM FUNCIONÁRIO NO SETOR DE ESTOQUE
8.0 CRONOGRAMA
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
1. TEMA
A Gestão de Estoques como Ferramenta Estratégica na Redução de Custos dentro de uma Micro Empresa- Um estudo de Caso.
2. DELIMITAÇÃO DO TEMA
A existência da Gestão de Estoque e seu controle em uma micro empresa na cidade de Dourados.
3. OBJETIVOS
3.1 OBJETIVO GERAL
O presente Projeto tem como objetivo geral fazer um estudo de caso em uma microempresa do ramo farmacêutico magistral, ou seja, medicamentos manipulados, na região de Dourados, para verificar se existe a Gestão de Estoque.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Realizar uma pesquisa bibliográfica sobre o tema proposto;
- Fazer um levantamento de dados da existência de Gestão de Estoque na empresa pesquisada;
- Apresentar para a empresa os diferentes modelos de controle de estoque;
- E propor um método de Controle de estoque adequado à empresa.
4. JUSTIFICATIVA
Dourados- MS é uma cidade médio porte e conforme dados do IBGE a população estimada no ano de 2014 é de 210.218 habitantes. Conforme o mapeamento, Dourados tinha 9.733 micro e pequenas empresas em 2012, passou para 11.345 em 2013 e neste ano chegou a 14.456 até agora. Boa parte das micro e pequenas empresas não utilizam a Gestão de Estoque e Controle, dificultando assim, o crescimento das mesmas e da economia local.
Apesar de muito se falar sobre o Controle de Estoque, pouco se utiliza, sobretudo, quando se trata de micro e pequena empresa. O assunto em questão e seus benefícios ainda são desconhecidos neste tipo de empresa.
Pensando nisto será objeto de estudo para a elaboração de um artigo científico, a partir de levantamentos de dados em uma empresa de Dourados, onde observaremos o Controle de Estoque em micro e pequenas empresas da região, bem como a Gestão de Estoque.
Dentro do setor de microempresa farmacêutico no setor magistral a perda por validade, armazenamento e estocagem tem resultados significativos no resultado econômico da empresa, diante disto há preocupação com a Gestão de Estoque.
5. PROBLEMATIZAÇÃO DO TEMA
A gestão de estoque dentro da empresa é uma ferramenta importante, porém muitas microempresas farmacêuticas no setor magistral não possuem conhecimento e tão pouca experiência para a realização do controle. Porém a utilização desta ferramenta. Dentre estes benefícios obtidos, estão processos operacionais e resultado econômico mais eficiente.
Diante disso, a gestão de estoque em uma microempresa é uma ferramenta fundamental para o sucesso, sobretudo na microempresa do ramo farmacêutico magistral.
6. METODOLOGIA
A metodologia utilizada na elaboração deste artigo será baseada em pesquisa bibliográfica para realizar a fundamentação teórica. Depois será realizado um estudo de caso, com o objetivo de colher dados por meio de um questionário, que será aplicado na empresa, para verificar como é feito o controle de estoque. As informações serão quantificados por meio de métodos estatísticos e apresentados sob a forma de gráficos.
Por fim, realizaremos uma entrevista com o farmacêutico gestor da microempresa, investigada para apresentar os resultados obtidos.
7. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
7.1 HISTÓRIA DA CONTABILIDADE
A história da contabilidade é tão antiga quanto à história do homem, desde a antiguidade o homem já via a necessidade de controlar o seu patrimônio.
Aqui entra a função da contabilidade já no início da civilização: avaliar a riqueza do homem; avaliar os acréscimos e decréscimos dessa riqueza. Como o homem, é ambicioso, naturalmente, a contabilidade existe desde o início da civilização. Alguns teóricos preferem dizer que ela existe, pelo menos, desde 4.000 antes de Cristo, outros falam em 6.000 a.C. (MARION, 2010, p.7)
...