Princípios que devem orientar o trabalho do gestor
Resenha: Princípios que devem orientar o trabalho do gestor. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: projovem • 5/10/2013 • Resenha • 387 Palavras (2 Páginas) • 462 Visualizações
3.1 Princípios que devem orientar o trabalho do gestor
Para uma liderança de sucesso é necessário que o gestor primeiro compreenda seus próprios valores, saiba aonde quer chegar e os caminhos que deve percorrer. Caso contrário, as oportunidades e as pressões para desviá-lo do seu rumo o levarão para longe do que pretende. Isso requer uma compreensão clara dos motivos que o levaram a assumir o cargo atual, assim como as expectativas que seus colaboradores lhe dirigem. Inclui ainda, informações atualizadas sobre o modo como as pessoas avaliam seu desempenho na posiçao de liderança.
Ter convicção de suas metas é fundamental para que se concretizem. Isso vai assegurar que seus interesses e preocupações se transformem em decisões rápidas e coerentes. Para tanto é necessário que desenvolva seu potencial de liderança aliando sua visão com a visão de sua escola. O desafio consiste em: identificar a oportunidade certa, escolher o momento adequado e fazer a mudança correta.
Aprender a reconhecer as situações e agir com responsabilidade, informar- se com antecedência sobre experiências e estrategéas que deram certo no passado, podem ser atitudes fundamentais na gestão.
Um gestor capaz de construir e desenvolver convivência democrática na escola faz um viagem para dentro de si mesmo e si indaga, honestamente se é o caminho de sua realização profissional.
3.2 – Princípios de convivência democrática na escola
O processo de democratização do ensino e da gestão escolar deixa de lado o perfil da escola onde o professor é detentor do saber e o aluno, apenas um receptor de informações. O processo se tornou ativo, onde a compreensão e interpretação de informações são cada vez mais valorizadas. O professor passa a ser desafiador, investigador e incentivador de pesquisas diante do novo.
É papel do gestor se colocar como democrático e incentivador de um processo participativo onde o autoritarismo e a tirania não fazem parte do processo ensino-aprendizagem.
Pedagogicamente a gestão democrática é capaz de formar indivíduos participativos, responsáveis e conscientes de seu papel na sociedade.
A democracia está intimamente ligada à construção coletiva e organizada de relações de solidariedade e cooperação. Essas relações estão sustentadas pelo compromisso e respeito à dignidade do ser humano, em que o principal objetivo é a transformação social.
Para se exercer a democracia é necessário o compartilhamento de direitos, deveres e compromissos. No entanto, esta conquista não é fácil, nem tranquila para os envolvidos.
...