Redes Sociais e Sua Influencia em Nosso Dia-a-dia
Por: João Santos • 27/11/2016 • Trabalho acadêmico • 1.481 Palavras (6 Páginas) • 509 Visualizações
SUMÁRIO.
1. O que são Redes Sociais.................................................................... 03
1.1.Para que servem.................................................................................. 03
1.2.Como funcionam..................................................................................03
1.3.Termos de compromisso.....................................................................03
1.4. Privacidade..........................................................................................04
1.5. Segurança............................................................................................04
1.6. Direitos Autorais.................................................................................04
1.7. Grupos..................................................................................................04
2.Modismo vs comodismo........................................................................05
3.Segurança nas redes sociais.................................................................06
4.Saiba utilizar............................................................................................07
5.Países censurados.................................................................................08
5.1. Países que resistem ao facebook.....................................................08
6.A rede mundial........................................................................................09 3
1.Redes Sociais, o que são
Uma rede social pode ser definida como uma estrutura, a qual possui um agrupamento de indivíduos podendo ser um site ou aplicativo, onde usuários podem se relacionar e compartilhar valores, conhecimento e informações. O relacionamento dos usuários pode ser feito através de diversas formas, como: mensagens, fotos, funções (Ex.: “Gostei”), etc.
1.1.Para que servem
Redes sociais tem como principais funções o compartilhamento de informações e o relacionamento entre usuários. Todas as redes sociais possuem diferentes objetivos, algumas visam permitir o contato entre amigos, familiares e até mesmo desconhecidos, outras possuem o objetivo de encontrar “pares” para seus usuários, etc.
1.2.Como funcionam
As redes sociais são criadas principalmente com o intuito de lucrar, e estes lucros são gerados a partir de seu uso. Ex.: Grande parte das redes sociais possuem anúncios, e por cada visualização deste anúncio, a empresa por trás dela (rede social) ganha uma certa quantia de dinheiro. Muitas empresas utilizam estas redes sociais, que geralmente podem ser usadas gratuitamente, como forma de publicidade, e de certa forma, todos ganham ao utiliza-la.
1.3.Termos de compromisso
Ao se cadastrar numa rede social, você estará aceitando diversos termos, os quais podem tanto manter sua privacidade a salvo quanto fornecer informações para pessoas ou empresas. Alguns dos principais termos presentes em seus contratos (com a adição de comentários) serão listados a seguir: 4
1.4.Privacidade
Tudo aquilo que você adicionar a seu perfil (o que inclui publicações, mensagens, comentários, etc.) será armazenado num banco de dados, e utilizado, principalmente, para criar anúncios específicos para você, gerando um lucro imenso para esta empresa. Muitas vezes, as informações coletadas podem ser utilizadas para “desmascarar” perfis falsos, com conteúdo explícito, etc. Ajudando-o a fazer de “sua” rede social um local “melhor”.
Muitas vezes as redes sociais armazenam num banco aquilo que você possui interesse, e mais tarde vende-o para empresas que possuem este produto em especial, criando a possibilidade de ligações destas empresas, mensagens e e-mails, os quais podem ser reconhecidos como “Spam”.
1.5.Segurança
Ao se cadastrar numa rede social, você aceita um termo de segurança, o qual não lhe permite: coletar informações de usuários, carregar arquivos que contenham vírus, realizar ataques contra a rede, solicitar informações sigilosas (como o login), fazer marketing ilegal, etc.
1.6.Direitos Autorais
Ao se cadastrar numa rede social, você concorda em não violar os direitos autorais de outras pessoas. Ex.: Copiar o conteúdo de alguém sem lhe dar créditos, disponibilizar o download de uma música, etc.
1.7.Grupos
Ao entrar num grupo presente numa rede social, você aceitará o “fato” de que poderá ser julgado como cúmplice caso este grupo infrinja alguma lei e concordará em não as infringir, não desrespeitar outras pessoas, etc. 5
2.Modismo vs comodismo
O uso da tecnologia já se tornou parte integrante de nossas vidas isto é fato; porém até onde isso pode ser bom? O desafio hoje é separar o mundo virtual e mundo real. As pessoas estão deixando de lado seus amigos físicos e adotando “amigos virtuais”.
A era da tecnologia separou o que estava junto e contribuiu para a criação de uma gente mecanizada. Os sentimentos partilhados em abraços virtuais, gargalhadas em áudio, sorrisos em vídeos a tecnologia usada de forma a separar milhões de pessoas tão próximas. Com todos esses avanços acaba-se tendo uma dependência psicológica da tecnologia. Hoje no Brasil segundo uma pesquisa apontada pela Sociedade Brasileira de Teletrabalho e Teleatividade (Sobratt) o número de Home Office atingiu 4,5 milhões, com um acréscimo médio de 20% ao ano.
A tecnologia veio para contribuir e melhorar os nossos processos organizacionais, nossas vidas e não podemos aproveitar isso como forma de nos acomodarmos.
A mídia social é utilizada para a comunicação de duas vias, ou seja, comunicar, compartilhar e interagir com uma pessoa ou com um grande público. Os sites de redes sociais são os mais famosos e acessados na Internet e milhões de pessoas os usam todos os dias para interagir e se conectar com outras pessoas. Dentre essas redes sociais, podemos destacar o Twitter, Facebook, LinkedIn e Google Plus que são os mais populares. 6
...