TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha - “A CRISE GREGA: TRAGÉDIA OU OPORTUNIDADE?”

Por:   •  31/3/2019  •  Resenha  •  416 Palavras (2 Páginas)  •  408 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PÚBLICO:  TRIBUTOS EM ESPÉCIE

RESENHA DO CASO DE HARVARD “A CRISE GREGA: TRAGÉDIA OU OPORTUNIDADE?”

                       

Aluna Danielle Fonseca-Sena

Trabalho apresentado a disciplina Tributos em Espécie como requisito parcial de avaliação, sob a tutoria da Profa. Barbara Nogueira Nunes

Castanhal/PA

2019

“A CRISE GREGA: TRAGÉDIA OU OPORTUNIDADE?”

ROSCINI, Dante; SCHLEFER, Jonathan; DIMITRIOU, Konstantinos. Havard case, A crise grega: tragédia ou oportunidade?. Estudo de Caso. Harvad Bussiness School.

 

O presente caso acima identificado trata de um histórico analítico de uma das maiores crises que ocorreram no mundo e que correspondeu a bilhões de euros em dívida pela pais grego.

Tal crise se instalou em virtude da ausencia de equilibrio fiscal, em que a Grécia vinha gastando mais que arrecadava e que vinha sobrevivendo a custas de empréstimos.

Como toda questão nacional, a crise envolveu diversas outras vertentes, como questões políticas, econômicas e problemas estruturais no setor público, recolhimento de impostos e outros, e assim, transformou-se em um verdadeiro ponto de instabilidade no país.

A União Europeia apresentou apoio junto a Grécia, no intuito de resgatar o equilíbrio fiscal e, por meio de reuniões, propôs-se a elaboração de instrumento de assistência coordenada ao país grego, o que apresentou diversas dificuldade, tendo em vista a incapacidade da Grécia de lidar com os problemas internos e ainda, a rigidez do FMI frente a necessidade de fornecimento de empréstimos.

Assim, entendeu-se que, após da quantidade elevada de empréstimos, a situação fiscal existente reclamaria o aumento de impostos sobre os riscos, que reduziria ainda mais sua capacidade e ainda, limitaria sua competitividade comercial, o que poderia elevar a situaçao crítica do país.

O que se percebe é que a situação da Grécia, o caos econômico e as diversas dificuldades de estabilização é resultado de adoção de critérios financeiros e políticos sem embasamento de estrutura de resultado, estando disposto à própria sorte, sem planejamento, como o que ocorreu com a adoção do euro.

Desta forma, que tais procedimentos adotados pela Grécia, sem estudo prévio e que acabou por comprometer sua estrutura financeira e até política, não é sua questão exclusiva, posto que todo o capitalismo vem apresentando as diversas facetas por todo o globo terreste, porva disso é , também, o campo que o Brasil atravessou e que, segundo especialistas, principalmente agora, com um novo governo federal iniciando, vem se desfazendo para a concretização de boas estratégias economicas e políticas, o que ainda se aguarda.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (101.4 Kb)   docx (27.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com