Resenha do Caso: A crise grega - Tragédia ou Oportunidade?
Por: Djenifer Bencke • 14/5/2018 • Resenha • 360 Palavras (2 Páginas) • 833 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
Pós-graduação em Direito Público: Constitucional, Administrativo e Tributário
Resenha do Caso “A crise grega: Tragédia ou Oportunidade?”
Djenifer Bencke da Silva
Trabalho da disciplina: Tributos em Espécie
Tutor: Prof.a. Barbara Nogueira Nunes
Porto Alegre/RS
2018
Caso de Harvard A Crise Grega: Tragédia ou Oportunidade?
REFERÊNCIA:
ROSCINI, Dante; SCHLEFER, Jonathan; DIMITRIOU, Konstantinos. Harvard A Crise Grega: Tragédia ou Oportunidade?. Estudo de Caso. Harvard Business School.
O estudo de caso “A crise grega: Tragédia ou oportunidade” aborda um histórico alternativo do acontecimento, realizando uma análise da crise que pode ser considerada como uma das maiores que já ocorreram no mundo. Dante Roscini, associado de pesquisa, Jonathan Schlefer e Konstantinos Dimitriou prepararam o presente caso, que foi desenvolvidos somente para discussão em classe, não possuindo intenção de servir como endossos, fontes de dados primários, ou ilustrações de gestão eficazes ou ineficazes.
A crise correspondeu a bilhões de euros que a Grécia não teve condições de pagar, pois o país, durante longo período, gastou mais do que arrecadou. Assim, manteve sua economia, até certo ponto, por meio de empréstimos. A situação não era simples, pois envolviam questões políticas, econômicas e problemas estruturais no setor público, recolhimento de impostos, entre outros, no país.
Dessa forma, com apoio genérico da União Europeia e por meio de reuniões, propôs-se a elaboração de instrumento de assistência coordenada a Grécia. Entretanto, em razão da incapacidade de a Grécia lidar com seus problemas internos e a rigidez fiscal do FMI para fornecimento dos empréstimos.
Após a aprovação dos inúmeros empréstimos, a situação atual demandaria o aumento de impostos sobre os riscos, que reduziria ainda mais sua capacidade e competitividade comercial. Isso restaria por levar o país a uma situação muito pior.
Nota-se que a crise grega parece ser fruto inúmeros erros econômicos durante a história, principalmente sobre a adoção do euro, sem um prévio estudo. Todavia, não se pode deixar de pontuar que a crise não é propriamente grega, mas do capitalismo como um todo, visto que o cenário se repete nos mais variados países, incluindo a atual situação brasileira.
Para o mercado de capitais, o risco e os benefícios apresentados podem ser muitos, entretanto a situação civil no país permanece até os dias atuais em situação crítica.
...