Resumo Docentes uff
Por: Cabello J • 8/12/2017 • Relatório de pesquisa • 766 Palavras (4 Páginas) • 130 Visualizações
Resumo docentes uff
Professor Luis Falcão
O professor Luis Falcão introduz seu discurso de apresentação expondo seus cursos de graduação, mestrado e doutorado. Formado em Ciências Sociais pela Universidade Federal fluminense, o professor demonstrou interesse nas áreas de Teoria Política. Concursou mestrado e doutorado pelo IPERJ da UERJ.
Após apresentação, Falcão introduz as bases de seus estudos sobre as tradições políticas, dando ênfase no Republicanismo. Ele reproduz a história desde movimento, sua trajetória política na sociedade e como compreender o movimento acima.
Citando os primeiros pesquisadores históricos, o professor relaciona as teorias com o início da consideração das teorias políticas como matéria para outros cursos, como filosofia ou letras. Ele conclui que a matéria política é de âmbito multi-curricular. Além disso, explica que os professores, doutores e mestres desta disciplina retornam ao Brasil para ministrar suas respectivas aulas no final dos anos 80, após anos de estudos e pesquisas.
Ao explicar do que consiste o Republicanismo, o professor cita Maquiavel como principal referencia e explica sua posição na época do renascimento, onde foi o precursor do pensamento político moderno. Cita também outros autores que seguem o modelo criado por Nicolau Maquiavel e o consideram como tese central.
“Fazer o bom, o bem e ser honesto é ser justo consigo mesmo.”. Com esta frase, o professor explica que os seres políticos da época começam a questionar a veracidade do ato de ser bom, em relação ao comportamento, em prol do bem comum da população, e questionam a existência do bem comum.
Após a explicação sobre o Republicanismo, o professor desenvolve seu discurso sobre o Governo Misto, relacionando o Príncipe de Maquiavel. O professor explica que a boa educação e a formação do príncipe que o torna um bom político governante. Além disso, introduz a política da divisão dos três poderes e mostra que este método foi criado para garantir uma ordem institucional legítima. Um dos primeiros movimentos republicanos em relação a essa legitimação é a deslegitimação de qualquer ato violento como marco legitimo em relação ao poder e força.
Após esta exposição, Luis Falcão começa a discorrer sobre os problemas de virtude, onde a virtude moral do bom governo cai e a virtude do conhecimento dos meios e fim do Príncipe entram em consideração. O professor cita os conceitos de liberdade dos autores florentinos do “Humanismo Cívico” e conclui que os pensamentos políticos provêm da Florença. O professor também caracteriza a Autonomia de Governo com a frase “Florença é livre na medida que florentinos governam florentinos”, ou seja, o país só será verdadeiramente autônomo quando a própria população governar a si mesmo. O pensamento da sociedade nos séculos XIII e XIV era de que as cidades devem lutar pela liberdade não só política, mas cidadã.
Fazendo correlações com os temas anteriores, o professor inicia a explicar a chegada do republicanismo na Inglaterra. O “Estado Livre” chega para os ingleses com o fim da revolução puritana. Os argumentos republicanos utilizados pelos ingleses são que para que cada cidade seja livre, é necessário que cada cidadão participe da política. O professor mostra também as divergências entre o modelo republicano inglês e florentino. O principal deles era o direito de voto universal, onde todo o cidadão inglês teria o direito de exercer sua cidadania escolhendo por quem ser governado.
...