SERVIÇO SOCIAL: UMA NOVA VISÃO TEÓRICA
Por: victormatosss • 8/9/2018 • Trabalho acadêmico • 1.208 Palavras (5 Páginas) • 219 Visualizações
RESUMO
SERVIÇO SOCIAL: UMA NOVA VISÃO TEÓRICA/CAP. 3. METODOLOGIA DO SERVIÇO SOCIAL
Metodologia do Serviço Social é o terceiro capítulo do Livro “Serviço Social: uma nova visão teórica” onde a autora aborda os métodos utilizados da atuação profissional do Serviço Social nas diversas áreas, e enfatiza-se que o Serviço Social não se compõe de apenas um método, mas de mais de um método nas diversas disciplinas profissionais.
Conforme expressa (FALCÃO, 1978, p.31) “não é um método em si que imprime um modo processual básico e específico de condução da intervenção do Serviço Social, mas sim uma metodologia que engloba finalidades e um conjunto de métodos específicos”. Sendo assim, fica claro que os caminhos e métodos a serem utilizados na atuação do profissional do Serviço Social abrangem diversos caminhos a partir de cada situação e área em específico.
A autora define o método como sendo “o conjunto de operações e etapas, implícitas na formulação de hipóteses e observação dos fatos ou verificação experimental, com vistas à construção e demonstração de uma teoria”. Então, a partir daí tem-se a concepção do que seria de fato o método profissional.
No caso do Serviço Social, têm-se a utilização de diversos preceitos legais, teóricos e princípios que norteiam a profissão e que por sua vez servem como base para que o profissional possa desempenhar seus conhecimentos de forma satisfatória na realidade social. Constitui-se, portanto, a atividade profissional, da efetivação de um conjunto de métodos que estão por sua vez revestidos de diversos elementos constitutivos da metodologia propriamente dita.
Pode-se afirmar conforme as lições de (FALCÃO, 1978, p.34) que um método, “é genérico e multi-aplicável em muitos campos. Assim, o método dá a estrutura da ação e os outros elementos, a dinâmica específica de um certo tipo de ação. Para retratar a estrutura e a dinâmica da ação combinadas, nos valemos do termo metodologia.”
A partir dessa perspectiva, entende-se a metodologia como um composto de diversos elementos que abarcam os métodos que por sua vez, apresentam-se de forma abrangente. A metodologia se consolida através de todos esses elementos unidos, como os princípios, os métodos e o conjunto de técnicas, atitudes e habilidades relativas a atividade do profissional do Serviço Social.
Os princípios nesse contexto estão diretamente relacionados com o nascedouro das bases da profissão que variam desde as ferramentas legais às concepções teóricas que embasam a profissão e as disciplinas que o Serviço Social engloba. Conforme exposto no capitulo em questão, “os princípios decorrem dos valores e finalidades da profissão (FALCÃO, 1978, p.35).”
Diante dessa metodologia, alguns autores do Serviço Social buscaram formular uma sistematização dos princípios em relação à prática. Dessa sistematização lista-se o Seminário de Araxá que apresentou como princípios
- estímulo ao exercício da livre escolha e da responsabilidade nas decisões;
- respeito aos valores, padrões e pautas culturais;
- ensejo à mudança no sentido da auto-promoção e do enriquecimento do indivíduo, do grupo, da comunidade e das populações;
- atuação dentro de uma perspectiva de globalidade, na realidade social (FALCÃO, 1978, p.35-36).
Os parâmetros supracitados são considerados essencialmente importantes para uma nova fase do serviço social, uma vez que buscam uma nova reestruturação da profissão a partir de uma nova perspectiva teórica e de novos valores que entram num processo de ruptura com bases conservadoras.
O Serviço Social passa por um processo de transformação onde seu campo de atuação passa a ser mais abrangente, uma vez que o assistente social deixa de atuar de forma individualizada e passa exercer sua atividade de forma contextualizada, onde esta pode ocorrer em organizações, instituições, estruturas funcionais, etc. Por esta razão é feita uma crítica ao documento redigido pelas Nações Unidas que aborda princípios da profissão voltados para uma atuação mais específica e individualizada.
Os princípios do Serviço Social precisam, portanto, ser utilizados e aplicados de forma que os anseios sociais sejam adequados de forma mútua com estes. A sociedade se comporta de forma dinâmica, uma vez que sempre surgem novas necessidades e demandas, por esta razão os princípios não devem permanecer estáticos em virtude dessas mudanças sociais.
Sob essa ótica fica mais compreensível a afirmação de que existem métodos múltiplos e não apenas um método único na atuação profissional, tendo em vista a modificação e evolução das necessidades sociais, levando sempre em consideração que o Serviço Social está sempre atuando e intervindo na realidade atual.
...