Senegal e Trabalho Infantil
Por: inestelles • 5/10/2023 • Relatório de pesquisa • 513 Palavras (3 Páginas) • 94 Visualizações
[pic 1]
Cada vez mais menores trabalham no Senegal
O trabalho infantil é caracterizado pela exploração ilegal das crianças e esta realidade acontece em vários países na África, como por exemplo no Senegal. Mais de 17 milhões de crianças estão envolvidos neste esquema que é provocado pelo crescimento populacional, as crises regulares, a pobreza extrema e falta de proteção social.
O Senegal é um dos países africanos onde o trabalho infantil é um grande problema. Infelizmente a maioria das crianças são forçadas a trabalhar em condições não só perigosas, como também pouco higiénicas tendo em troca salários muito baixos ou até mesmo nenhum, privando-as da sua infância e educação. Como é possível isto acontecer estando nós em pleno século 21? Se fôssemos nós estas crianças não teríamos medo do que nos está a acontecer? Os indivíduos que estão por trás disto será que têm alguma humanidade? Além disso, os locais mais afetadas por esta esta triste realidade são as zonas rurais nas quais as crianças trabalham em plantações de arroz e amendoim. Para além destas atividades, as crianças são também utilizadas para fazer pesca em pequena escala nessas zonas. Apesar dos locais com características de campo serem as que possuem mais trabalho infantil também acontece o mesmo, mas em minoria, na zona urbana. Assim, nas zonas urbanas a exploração das crianças também acontece principalmente na venda de ambulante, ou seja, pessoas que vendem na rua os seus produtos e ato de mendigar. O ato de mendigar no Senegal é como se víssemos nas ruas de Lisboa uma criança sozinha e abandonada a mendigar por comida em vez de um adulto. É de destacar que neste país as crianças são obrigadas pelos professores das escolas corânicas a pedirem na rua comida e se voltarem para o estabelecimento sem nada são castigadas de forma rígida. É de facto inacreditável quando as crianças são encontradas lá fora por polícia ou por indivíduos que sabendo o que acontece devolvem as crianças aos professores em vez de os salvar. É chocante perceber que as pessoas mesmo sabendo assunto não fazem nada e permitem que as crianças tenham uma vida má.
Na realidade, a exploração de crianças é proibida no país, mas a pouca fiscalização que é feita e a pobreza extrema leva a que as pessoas ignorem a lei e façam das crianças o que quiserem como se fossem um boneco de borracha que pode ser levado para todo lado. Apesar desta prática ilegal acontecer têm sido realizados alguns feitos por organizações internacionais, tais como a ONU E A UNICEF de modo que consigam terminar o trabalho infantil e possam oferecer a estes miúdos segurança, educação e um futuro para eles.
Em suma, o trabalho infantil é infelizmente uma realidade que em pleno século 21 ainda acontece particularmente em África, em especial o Senegal. A principal causa da sua ocorrência é pobreza extrema e a falta de segurança social e nas escolas. Além disso, este assunto tem sido discutido em organizações como a ONU que têm tentado através dos seus recursos impedir a exploração de crianças.
INÊS TELES
130321075
...