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Teoria politica

Por:   •  9/6/2015  •  Resenha  •  7.820 Palavras (32 Páginas)  •  151 Visualizações

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Teoria Política – CIS 223

A Filosofia de Sócrates

- Lema: “Conhece-te a ti mesmo”;

Convite à auto-reflexão;

Necessidade de reflexão da razão sobre si.

-Crítica aos Sofistas: Como se pretendessem ser portadores de uma graça especial, os sofistas afirmavam seus juízos como verdades, mediante a retórica. Buscavam persuadir os ouvintes fazendo da atividade intelectual um jogo, uma competição retórica.

Sócrates critica esses juízos subjetivos dos sofistas como mera opinião (“doxa”);

“Doxa” se opõe a “epísteme” (conhecimento verdadeiro, ciência, o conhecimento objetivo do qual decorre a verdade).

-Finalidade do conhecimento verdadeiro (epísteme): o Bem;

De acordo com o Bem, a virtude (Aretê) é o domínio verdadeiro da própria atividade profissional;

Daí surge a crítica à democracia: O exercício do governo exige uma virtude própria (Aretê), o governante deve conhecer bem a arte de governar. Portanto não tem sentido a escolha de magistrados por sorteio (a democracia não faz sentido).

-Proposta: uma aristocracia da inteligência (de onde deriva a sofocracia platônica).

A arte e a filosofia é a busca do verdadeiro Bem (acima da busca material e de poder).

-A natureza humana:

É caracterizada pelo atributo universal: a razão, que, presente em potência, deve ser atualizada pelo exercício permanente da busca do conhecimento verdadeiro.

A natureza humana exige, para o seu pleno desenvolvimento, a vida na sociedade;

A “pólis” é identificada como a vida boa e excelente, em oposição ao individualismo. A “nomos” (justiça cívica) é a lei verdadeira da “polis”, Constituição da cidade conforme as exigências intrínsecas da natureza humana.

Platão (427 – 347 a.C.)

-Discípulo de Sócrates;

-Obra política mais célebre: “A República” (Idealiza a forma como uma sociedade perfeita deveria se organizar);

-Outras obras: “O Político” e “As Leis”

-Filosofia classificada como idealista:

  A realidade é constituída de dois planos:

  1. Plano da Inteligibilidade= Mundo das ideias,mundo perfeito.
  2. Plano da Sensibilidade =Mundo material. Percebido pelos nossos sentidos. Deriva-se do plano da inteligibilidade. É um mundo imperfeito, representação imperfeita do plano do qual se deriva.

Daí surge a Dialética: Vivíamos no plano das ideias,das almas e viemos para o plano material. Quando viemos estamos desmemoriados e tentamos resgatar o conhecimento que antes tínhamos, através da intuição (raciocínio) vamos nos aperfeiçoando.

  • Regimes Políticos

-Definidos conforme o número e a qualidade dos que detém o poder:

a)Monarquia:

Poder de 1 só;

Qualidade do

governante: Honra.

b)Aristocracia:

Poder de um pequeno grupo (uma elite, os melhores) / arist = melhor;

Qualidade: excelência guerreira.

c)Democracia:

Poder do povo, dos cidadãos (minoria);

Qualidade: liberdade.

-Corrupção e degradação:

1)Tirania = Monarquia degradada

2)Oligarquia = Aristocracia degradada

3)Anarquia = Democracia degradada

-Sequência de degradação:

Monarquia->Aristocracia->Democracia->Anarquia->Oligarquia->Tirania.

P.S.: A Monarquia era o modelo de governo preferido de Platão, para ele o ideal era haverumRei Filósofo( no caso, quem ele indicava para ser Rei, era Sócrates).

  • A Cidade e a Política

-Fundamento: é impossível a cada indivíduo bastar-se a si só.

(a Cidade não é algo elaborado artificialmente pelo homem, é algo natural e necessário.)

-Política: Ciência que orienta e dirigea vida social( as práticas políticas, as atividades e as funções do governo).

Finalidade: Realizar justiça para o bem comum da cidade.

-O cidadão só é livre na polis participando da vida política.

*Cidadão->Homem livre, excluindo-se os escravos, os estrangeiros, os velhos, as crianças e as mulheres.

-A ética é uma dimensão essencial da política;

A verdadeira ética só é possível na polis.

A ética pública é superior à moral individual e privada.

-O homem deve ser educado, antes de tudo, para ser cidadão

A política é a suprema “Paidéia” (instrução, educação) definidora da “Aretê” (virtude).

  • Classes e Regimes Políticos

-3 classes da polis:

1ª- Classe Econômica (agricultores, comerciantes e artesãos)

2ª - Classe Militar ou dos Guerreiros

3ª - Classe Legislativa ou dos Magistrados

As funções das classes estão embaralhadas (por que as cidades não são perfeitas)

-Regimes Políticos:

Democracia: todos os membros de todas as classes governam;

Aristocracia: guerreiros ocupam o lugar dos magistrados;

Monarquia: Chefe guerreiro, ou rico agricultor, ou rico comerciante, é rei.

  • Hegemonias das classes e desvio:

1)Classe Econômica:

- Alma concupiscente (sede de riquezas e prazeres).

-“Dynamis” (princípio motivador) da classe econômica voltada a riquezas e prazeres confunde-se com a finalidade da cidade.

2)Classe Militar:

-Caracterizada pela Cólera (impulso irracional) e temeridade (falta de cautela).

-Gosto pelos combates em busca de fama e glória.

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