Teorias Motivacionais
Trabalho Universitário: Teorias Motivacionais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: dr.orgeba • 25/11/2014 • 970 Palavras (4 Páginas) • 478 Visualizações
TEORIAS MOTIVACIONAIS
UM PANORAMA CRITICO E COMPARATIVO DAS TEORIAS MOTIVACIONAIS
INTRODUÇÂO: O QUE É MOTIVAÇÃO
A motivação humana tem sido um tema frequente e um dos principais desafios na gestão organizacional para gerentes, executivos, cientistas e estudiosos. Varias teorias, conclusões e pesquisas tentam explicar o processo motivacional das pessoas a buscarem seu objetivo.
A motivação interna de um individuo começa na busca de um objetivo individual e é entendido como uma força, uma energia, uma tensão ou ainda um impulso interno para a busca deste objetivo. É importante observar que esta motivação é individual e leva-o a agir espontaneamente na busca de determinado objetivo.
A motivação dura enquanto a necessidade interior não for suprida, e, quando suprida, gera uma nova motivação, para alcançar objetivos superiores.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Analisar algumas das principais teorias da motivação humana dentro do contexto histórico em que foram criadas e o referencial teórico ou corrente da ciência se apoiaram. Praticamente todas se apoiaram nas contribuições da psicologia, a partir desta área da ciência e procurou resgatar alguns pontos chaves sobre cada teoria ou abordagem.
PRINCIPAIS TEÓRICOS DA MOTIVAÇÃO
Teoria da Hierarquização das Necessidades de Maslow
Abraham Harold Maslow publicou em 1943 um dos textos mais influentes de sua carreia conhecida que discutia a pirâmide de necessidades ou hierarquia de necessidades humanas.
Esta teoria parte da premissa que o individuo busca satisfazer suas necessidades. Se o individuo está com fome, ele come, se esta com sede, ele bebe e assim por diante, e se a necessidade está satisfeita, ele simplesmente não determina o objetivo do organismo.
Maslow desenvolveu cinco categorias gerais de necessidades: as necessidades fisiológicas, as necessidades de segurança, as necessidades sociais, as necessidades de estima e as necessidades de auto realização, e estas categorias estão dispostas em hierarquia, desde as necessidades mais baixas (fisiológicas) até as mais altas (auto realização). Maslow determina que só se alcança as necessidades superiores tendo as inferiores tendo sido satisfeitas.
Numa sociedade contemporânea como hoje, consegue-se a auto realização muitas vezes antes das necessidades inferiores, por exemplo o individuo consegue a auto realização na sua vida, porém não consegue suprir a necessidade de segurança, sofrendo com a segurança diária em sua rua.
TEORIA DE DOIS FATORES DE HERZBERG
Herzberg compreendeu que existem dois fatores motivacionais no comportamento humano no trabalho. Uma que gera a satisfação, chamada de Fatores Motivadores e outra que previnem a insatisfação, chamada de Fatores Higiênicos.
Fatores Higiênicos, são definidos pelo contexto que envolve o empregado e que fogem ao seu controle. São exemplos o salário e benefícios, condições ambientais, politicas empresariais. Quando atendidos não levam o individuo a motivação plena, mas quando não atendidos, os desmotiva.
Fatores Motivadores são relacionadas ao cargo e a natureza da tarefa desempenhada sendo então controlada pelo individuo. Estes fatores devem levar o individuo ao reconhecimento e a valorização profissional. Quando não o levam bloqueiam a satisfação levando a desmotivação.
Um ponto a ser observado é de que, as diferenças entre indivíduos podem comprometer a teoria, pois, um processo motivador para um é entendido como desmotivador para outro.
TEORIA X E Y DE MCGREGOR
Douglas McGregor propõe a necessidade de adotar posturas para os indivíduos, sendo estes chamados de indivíduos X e individuo Y.
Estas posturas diferenciam-se entre atráves do comportamento do individuo dentro de uma organização como disposto no quadro abaixo.
Quadro 1. Pressupostos Das Teorias X e Y de McGregor
Teoria X Teoria Y
As pessoas encaram o trabalho como "um mal necessário" O esforço físico e mental no trabalho é tão natural quanto as atividades de lazer
Os trabalhadores evitam as responsabilidades. Os trabalhadores aprendem não só a aceitar Os trabalhadores aprendem não só
...