Todas as Sociedades: Linguistica
Por: Carol Ferrari • 14/6/2016 • Resenha • 3.495 Palavras (14 Páginas) • 236 Visualizações
linguistica
RESUMO
Todas as Sociedades dependem da comunicação para existirem, assim, o estudo do uso da linguagem em todas as áreas é imprescindível. Este artigo apresenta um histórico da Linguística Aplicada desde o seu surgimento até os dias atuais, com diferentes definições adotadas pelos linguistas aplicados para caracterizarem a sua área de atuação. Diante das diversas situações em que é feito o uso da linguagem se observa uma problemática a qual é quais as contribuições da LA, a fim de responder aos problemas concretos postos pela vida social nos quais a linguagem desempenha papel relevante. Objetivo do estudo é refletir sobre a linguagem percebendo a importância da linguística aplicada, relatando seu contexto. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica considerando as contribuições como Lopes 1996, Cavalcanti 1986, Rojo 1999, Fairclough 1989 entre outros. Pois através da linguística aplicada o homem a compreender melhor como ele constrói o seu conhecimento linguístico expressando a sua identidade no mundo e nas suas relações sociais.
Palavras-chave: Linguística Aplicada. Ensino/aprendizagem de línguas. Linguagens.
Introdução
Observamos que o que diferencia nossa espécie das demais é a nossa forma de se expressar e agir e assim ultrapassamos o limite de nossa inteligência. Nesse sentido o uso da linguagem se faz de suma importância em variadas situações do cotidiano que se é imposto, é neste momento que verificamos a dificuldade da linguística aplicada que além de minimizar o problema dentro e fora da escola esta deve dialogar com as demais disciplinas.
Nesse sentido, o objetivo desse trabalho é refletir a linguagem em uma nova perspectiva, pretendendo mostrar que a sociedade atual é um reflexo de outras sociedades que a precede, explicando melhor sua origem e formação. A linguística aplicada não faz só uso dos conhecimentos teóricos produzidos pela linguística, a linguagem e a língua são reflexos desta e para manter sua característica multidisciplinar ela dialoga com uma variedade de campos para atingir os seus objetivos.
Segundo Lopes:
A linguística aplicada é entendida aqui como uma área de investigação
Graduada em Letras e Pós Graduação em Semiótica.
aplicada, mediadora, interdisciplinar, centrada na resolução de problemas de uso da linguagem, que tem foco na linguagem de natureza processual, que colabora com o avanço do conhecimento teórico, e que utiliza métodos de investigação de natureza positivista e interpretativista. (LOPES, 1996. 22-23).
A LA é um estudo que se da sobre o aspecto social e tem sua colaboração na promoção do letramento se preocupando com o uso da linguagem na busca da transformação de uma sociedade desigual.
O que caracteriza a LA é a expansão de seus estudos e metodologias que são utilizadas, isto decorrente a vários problemas presente em nossa sociedade na área da comunicação, na qual esta procura solucionar, no entanto, por se tratar de assuntos complexos para que haja desenvolvimento se observa a necessidade de expandir horizontes na área da pesquisa.
Para alcançar os objetivos propostos, utilizou-se como recursos metodológicos, a pesquisa bibliográfica, realizada a partir da análise pormenorizada de materiais já publicados na literatura e artigos científicos divulgados no meio eletrônico.
A análise e a interpretação foram apoiadas pelas leituras dos textos dos autores: Celani, Grabe, Moita, Pennycook, Rojo entre outros.
O que se pretende com esta pesquisa é entender como se deu a evolução da LA, a fim de compreender que é através da linguagem que o conhecimento é construído e quanto este é importante nas relações sociais, pois é uma área de investigação aplicada, mediadora, interdisciplinar, centrada na resolução de problemas de uso da linguagem e verificando que nesta área há um vasto campo para a pesquisa.
Desenvolvimento
A linguística aplicada é responsável por novos campos de investigação transdisciplinar, surgindo como uma disciplina voltada para o estudo de língua estrangeira, sendo esta considerada hoje uma área muito produtiva.
No que se refere à construção e o desenvolvimento a linguística aplicada, nos tempos atuais, vem passando por várias etapas para uma formação mais consciente, havendo assim muitos estudos e discussões sobre a relação entre a linguística e a linguística aplicada. Alguns teóricos consideram que a Linguística Aplicada corresponde à prática da linguística teórica. Outros reconhecem a Linguística Aplicada como uma disciplina autônoma que teve suas raízes na Linguística Teórica, mas que já se estabeleceu como uma disciplina independente.
Segundo Cavalcanti:
Multidisciplinar e abrangente, a Linguística Aplicada apresenta preocupações com questões de uso da linguagem. Ela tem um objeto de estudo, princípios e metodologia própria, e já começou a desenvolver seus modelos teóricos. Dada sua abrangência e multidisciplinaridade, é importante desfazer os equacionamentos da Linguística Aplicada com a aplicação de teorias linguísticas e com o ensino de línguas. (cf. CAVALCANTI, 1986, p.9).
A preocupação linguista está em descrever a Língua no que se refere sua prática teórica e científica e os Linguistas Aplicados tratam dos problemas da linguagem colocados em sua prática diante dos tempos, lugares, sociedades e culturas específicas.
A inclusão da linguística se deu nos cursos de letras na década de 60, multiplicando-se nos anos 80 os efeitos das teorias linguísticas nas instituições educacionais. Incoerências na aplicação de diferentes disciplinas linguísticas no ensino de Inglês e Português. “A visão de Linguística Aplicada nos Anos 80 é muito mais abrangente do que um esforço sistemático de aplicação da Linguística teórica.” (ALMEIDA FILHO, 1897:22).
Surge nos anos 80 a necessidade de estudos sobre a linguagem no que diz ao uso e a aprendizagem da língua. A Linguística Aplicada no Brasil é recente foi através dos programas de pós-graduação e associações criadas visando o intercâmbio de pesquisa docente. Rojo, Kleiman e Celani ressaltam neste momento histórico que a situação da linguística aplicada era de dependência da Linguística por serem historicamente
...