Tributação
Projeto de pesquisa: Tributação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: carlosflu • 30/5/2014 • Projeto de pesquisa • 8.962 Palavras (36 Páginas) • 251 Visualizações
SUMÁRIO
1-Introdução 4
2– Justifictiva 5
3- Historico 5
4–Tributaçao 7
4.1 – Impostos: Ambito Federal 7
4.2- Ambito Estadual 7
4.3– Ambito Municipal 8
4.4- Contribuiçoes Sociais 8
5-Livros Fiscais 9
6- Encargos Trabalhistas 11
7- Livros Contabeis 14
8- Demonstraçoes Contabeis 15
9- Conclusao 20
10- Referencias 21
11- Propondo a criaçao de uma nova empresa 22
12- Estrutura de capital 23
13- Estrutura fisica 23
14- Estrutura de pessoal 24
15- Projeçao de compras 25
16- Projeçao de vendas 25
17- Projeçao de fuxo de caixa 26
18- Conclusao 29
19- Referencias 30
1- Introdução
Nesta Pesquisa realizada serão observados alguns pontos importantes sobre a contextualização da empresa prestadora de serviços mecânicos e lanternagem em automóveis (AUTO MECANICA ALMEIDA LTDA), localizada na Rua Benjamin Constant, 600 na cidade de Porteirinha-Mg na qual passara ser alvo danossa pesquisa. O mercado de reparos automobilísticos é formado, em geral, por pequenas e médias empresas, em sua maioria empresas familiares. Algumas empresas oferecem uma ampla gama de serviços de reparos, que vão de chapeação e pintura a consertos de motores, porém, a maior parte das oficinas procura segmentar sua atuação escolhendo uma “especialidade” como foco de seu esforço. A expressão “oficina mecânica”, em geral, é usada para denominar oficinas com serviços voltados a reparos que não sejam voltados à estética automotiva, parte elétrica ou instalação de acessórios. Usualmente esta expressão está associada a empresas que prestam serviços de reparos para os sistemas de freios, suspensão, motor e transmissão.
Em nosso estudo direcionaremos nossa atenção exclusivamente a atividade de prestação de serviço automotivo. Com o objetivo de ampliar ainda mais nosso conhecimento esta pesquisa traz um pequeno resgate histórico da pratica da reparação, que vem com o advento da revolução industrial, até chegarmos aos dias atuais, traz informações mercadológicas, tributação incluindo novas regras que estão em vigor a partir de 2009, em relação a atividade econômica abordada à qual será objeto de nosso estudo
2- Justificativa
Caracterizado pelo desenvolvimento brusco e promissor do mercado de prestação de serviço em veículos automotores, tal tema fora escolhido para aprofundar os conhecimentosespecíficos dentro desta área de atuação. Saber o papel do contador nas microempresas e criar novas ideias para por em prática no mercado de trabalho.
Esta pesquisa foi idealizada com objetivo de aprofundar o entendimento a cerca da área contábil dentro de uma empresa prestadora de serviços.
Para que seja possível entender que mesmo sendo apenas uma empresa prestadora de serviço o papel do contador se faz necessário para o pleno funcionamento desta, visto que a atuação de um bom profissional esta baseado na sua formação e conhecimento. Mais uma vez, como prova de eficácia, verificamos a necessidade constante de atualização, tais foram de estrema pujança as disciplinas que no decorrer do curso auxiliaram esta pesquisa, e que puderam fundamentar a importância do gerenciamento empresarial.
3- Histórico
A conservação de instrumentos e ferramentas é uma prática observada, historicamente, desde os primórdios da civilização, mas, efetivamente, foi somente quando da invenção das primeiras máquinas têxteis, a vapor, no século XVI, que a função manutenção emerge. Naquela época, aquele que projetava as máquinas, treinava as pessoas para operarem e consertarem, intervindo apenas em casos mais complexos. Até então, o operador era o mantenedor - mecânico. Somente no século passado, quando as máquinas passam a serem movidas, também, por motores elétricos, é que surge a figura dos mantenedores eletricistas.
Assim, com anecessidade de se manter em bom funcionamento todo e qualquer equipamento, ferramenta ou dispositivo para uso no trabalho, em épocas de paz, ou em combates militares nos tempos de guerra, houve a consequente evolução das formas de manutenção.
A ABRAMAN (2005) relatou que a história da Manutenção acompanha o desenvolvimento técnico-industrial da humanidade. Em fins do século XIX, com a mecanização das indústrias, surgiu a necessidade dos primeiros consertos. Até 1914, a Manutenção tinha uma importância secundária e era executada pelo mesmo efetivo de operação. Com a implantação da produção em série, instituída por Ford, as fábricas passaram a estabelecer programas mínimos de produção e, consequentemente, sentiram necessidade de criar equipes que pudessem efetuar reparos nas máquinas operatrizes no menor tempo possível. Assim surgiu um órgão subordinado à operação, cujo objetivo básico era de execução da Manutenção, hoje conhecida como Corretiva. Esta situação se manteve até a década de 30, quando, em função da Segunda Guerra Mundial e da necessidade de aumento de rapidez de produção, a alta administração industrial passou a se preocupar não apenas em corrigir falhas, mas evitar que elas ocorressem, e o pessoal técnico de Manutenção passou a desenvolver o processo de Prevenção de avarias que, juntamente com a correção, completavam o quadro geral de Manutenção, formando uma estrutura tão importante quanto a deoperação. Entretanto, essa Manutenção era basicamente baseada no tempo, isto é, em períodos pré-definidos em dias, ou em horas de funcionamento, ou em semanas, ou em quilômetros rodados, ou em número de operações. A máquina era parada para uma “revisão geral” onde eram efetuados a limpeza, as substituições, os ajustes e os reparos. Esse tipo de atividade seguia um conjunto de tarefas (instrução de Manutenção) normalmente elaboradas
...