As Políticas Públicas
Por: leandrotigre • 22/11/2017 • Trabalho acadêmico • 344 Palavras (2 Páginas) • 172 Visualizações
Questão 1
As mulheres, em geral, conseguiram muitos direitos importantes que eram considerados exclusivos para homens e que as excluíam da competição no mercado de trabalho.
O aumento das mulheres nos cursos superiores, que antes eram exclusivos para homens, alavancou esse processo de competitividade no mercado. Havia um certo “preconceito” quando mulheres tentavam ocupar cargos considerados masculinos, o que diminuiu muito nesse novo século.
As mulheres negras, muita das vezes, são de comunidades e famílias que não dispõe de renda suficientes para financiar estudos e cursos que possibilitam essa inserção de mercado. Muitos não levam em conta, mas, o mundo caminha para uma grande e significativa mudança mental sobre as coisas que considerávamos tradicionais em relação a cultura, mulheres e sociedade.
As creches são de extrema importância e ajuda, não só para mulheres, mas para casais, mães solteiras e parentes que antes pegavam essa responsabilidade de cuidar das crianças. Isso evolui positivamente para ajudar mulheres a serem mais independentes podendo trabalhar, fazerem cursos superiores.
Os dados mostram, apesar de demorado, que as mulheres se igualaram aos homens em tudo nos direitos trabalhistas e nas inserções sociais.
Questão 2
Analisando o texto e a tabela, conseguimos ver grande diferença entre rendimentos, tanto entre raças como entre sexo.
Essa diferença está muito associada, ainda, a uma cultura, de certa forma, discriminatória, que ainda julga a pessoa, não somente por suas competências, mas também suas etnias.
Os números acabam sendo muito frios, pois não mostram a evolução e o processo de transformação que a área trabalhista e a sociedade estão passando em um todo.
Questão 3
Há, de fato, uma grande diferença entre homens e mulheres em relação a escolaridade e salário, mas que se mostra a ter mudança de direção à medida que a globalização aumenta. Isso mostra para a sociedade, em geral, que não há mais diferenças, só para o que é realmente relevante.
No Brasil já podemos ver que os números dessa desigualdade vêm diminuindo a décadas e a tendência e alcançar igualdade em todos os sentidos e um grande aumento intelectual em toda a população. Isso formará cidadãos melhores e mais bem informados.
...