FICHAMENTO - ELEMENTO PARA ORIENTAR A LEITURA E A ESCRITA
Por: 10021967 • 7/4/2015 • Resenha • 1.018 Palavras (5 Páginas) • 586 Visualizações
TOMAZI, Nelson D. Fundamentos do trabalho acadêmico: Elemento para orientar a leitura e a escrita. _____________A leitura: ler para entender. Casceusel: Ed. Coluna do Saber, 2005. Cap 2, p. 19-31.
Ficha de citações.
“A leitura é um meio simples e eficaz para que possamos trocar experiências, emoções, crenças e conhecimentos.
.............................................................................................................................................
Podemos considerar que os textos escritos, a televisão e o rádio são meios de comunicação, cada um com suas características próprias.
Primeiro motivo: livros, revistas e jornais são mais ricos em informações. Os textos da televisão e do rádio são curtos. O tempo é caro nestes veículos de informação.” (p.19)
“Segundo, a informação é “filtrada”. Como apenas uma parcela pode ser informada, sempre existe alguém selecionando o que considera que pode ou não transmitir.
Com o livro ocorre o contrario. O leitor é quem seleciona o que vai ler e como vai interpretar o seu conteúdo.
O que desejamos destacar é que o ato de ler é indispensável e insubstituível.
Em terceiro lugar, outro fator que não podemos deixar de destacar é o prazer que a leitura proporciona.” (p.20)
“O conhecimento é um processo de apreensão e “leitura” do mundo. É um movimento contínuo de descobertas iniciado logo no momento em que nascemos. Ele é uma apropriação de um objeto por meio de diversas vias que interagem entre si: razão, percepção sensorial, imaginação etc. (sinc)
Conhecer o mundo não significa apenas experimentar o mundo, requer mais, requer reflexão, interpretação!
A leitura é um processo de comunicação. Pense nela como um diálogo. Ela não é um ato isolado(...)” (p.21)
“Como em todo processo de comunicação, na leitura existe um emissor (quem escreve o texto) um meio de comunicação (o próprio texto), uma mensagem (o conteúdo do texto) e um receptor (o leitor). Para que este processo de comunicação funcione sem problemas, alguns detalhes devem ser estabelecidos.
Primeiro, o receptor deve ter acesso ao meio de comunicação. No caso, o leitor deve ter acesso ao livro. Como toda mensagem é organizada através de algum código (no caso, para nós, este código seria a língua portuguesa) é necessário que tanto o emissor, quanto o receptor saibam decifra-lo, isto é, conhecam a língua portuguesa.
Para que a comunicação realmente se estabeleça, o leitor deve estar ativo diante do texto. Ele deve conversar com o autor. (...) A leitura acadêmica (reflexiva) deve ser um diálogo entre o leitor e o autor e não um monológo.” (p.22)
“O “ruído” pode começar na codificação (escrita) e decodificação (leitura) da mensagem.
.............................................................................................................................................
Conhecer a língua é tão importante para quem escreve como para quem lê. Leia com frequencia” (p.23)
“Ler também é um ótimo exercício para enriquecer seus conhecimentos sobre a estrutura e o estilo da linguagem.
Outro tipo de ruído muito comum na comunicação pela leitura é a falta de conhecimento dos significados das palavras, expressões e conceitos usados no texto.
Portanto quanto mais palavras, conceitos, teorias o leitor conhecer, mais apto ele está para compreender o significado dos textos que encontra para ler.”
No livro acadêmico a narrativa do texto obedece a uma logica de exposição das idéias. Assim,compreender as idéias ou os significados das palavras é tão importante quanto a compreensão da estrutura de argumentação do autor (é como se o texto tivesse a sua próprias arquitetura e estrutura de sustentação).” (p.24-25)
“Acometido de tedio profundo o cérebro do leitor põe em funcionamento o seu principal mecanismo de defesa para ocasiões como esta: a distração.
.............................................................................................................................................
Ao perder o nexo de um argumento para outro, a leitura se transformou em um labirinto. Dentro do labirinto de idéias, o cérebro ativou o mecanismo de distração.”(p.26)
“O que falta para a compreensão do texto?(...) Em um texto acadêmico, a sequência é dada pela logica da argumentação, isto é, pela sucessão de afirmações e demonstrações sobre um determinado fenômeno ou raciocínio.
...