Fundamentos da Educação
Por: Wagner6483 • 3/9/2016 • Trabalho acadêmico • 382 Palavras (2 Páginas) • 280 Visualizações
WAGNER ANTONIO DA SILVA
RA: 1141914
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO
Atividade no Portfólio
Batatais
2014
Minha escolha foi o Hino Nacional Brasileiro, que faz parte dos quatros símbolos oficial da República Federativa do Brasil.
Diante à Bandeira Nacional e ao presidente da República, ao Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal, o hino é executado em continência ou cortesia internacional.
Sua execução é permitida ainda em abertura de cerimônias religiosas de caráter patriótico, na abertura de sessões cívicas e em eventos esportivos internacionais.
Este símbolo nacional foi apresentado e utilizado nos quatro anos do ensino fundamental em que cursei.
Os alunos eram colocados em fila, cada professora ficava diante de seu grupo de aluno, ouviam a introdução e logo após cantavam as duas partes do hino nacional brasileiro inteiras, com posição ereta do corpo, a mão direita ao peito e todos mantinham a cabeça descoberta. Todos os alunos sem exceção tinham que cantar os que não o faziam ficaria de castigo, era um respeito imenso. Isto era feito todos os dias de aula, e no final de semana sentíamos falta daquele ato patriota.
Meus estudos no ensino fundamental foram do ano 1990 a 1993. O hino contribui para o sentimento de patriotismo dos estudantes e a valorização do nosso país, assim os pequenos brasileiros, tinha o ato de respeito e amor à pátria, ao país, ao povo brasileiro, um símbolo de grande respeito.
Hoje em dia, infelizmente não ouvimos mais o hino nacional ser cantado, foi extinto nas escolas de nosso país, onde os pequenos brasileiros iniciam suas vidas de aprendizagem. Infelizmente ouvimos o hino apenas em estadios de futebol, e quando cantam, cantam apenas a primeira parte, tiraram a segunda parte, daqui a pouco teremos nosso hino banido.
Existe uma lei de 2009 para cantar o hino nacional nas escolas, mas parece que não saiu do papel!
Referências:
BASAGLIA, C. C. P. Sociologia da Educação. Unidade 4 – Educação, Socialização e Cultura: Aspectos Diferentes de um Mesmo Processo Social. Batatais: Claretiano, 2013.
...