O PROJETO REALIZE
Por: Vitória Gurgel • 24/4/2017 • Trabalho acadêmico • 1.071 Palavras (5 Páginas) • 205 Visualizações
A construção do processo do trabalho iniciou a partir do momento que nos foi concedido o manual do projeto realize, que tem como objetivo preparar os estudantes para exercer, através da prática, um trabalho de campo, com foco nas escolas públicas de vínculo ativo na rede Laureate. Nossa principal função é identificar um problema e encontrar uma solução viável para a elaboração de um projeto de intervenção real, que vise otimizar os espaços de estudo e que leve arte, cultura, hábitos de leitura, reflexão e experiência aos alunos da Escola Estadual Professor Varela Barca.
Ao conhecer a escola não conseguimos identificar qual a sua real necessidade. Apenas observamos sua estrutura, que é grande e comporta uma grande quantidade de alunos.
Antes de entrar em contato com os alunos e funcionários, observamos, por aproximadamente uma hora, sua estrutura interna, e identificamos vários problemas. Após as observações, chegamos com um olhar mais crítico e analítico, e, através de entrevistas, dados e pesquisas, conseguimos um contato direto com os alunos. Em uma conversa rápida ficamos sabendo que eles não têm o menor estímulo para prestar o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, consistente na avaliação que define o ingresso do estudante na vida acadêmica. Não ficamos surpresos quando foi citada a dificuldade para usar a Biblioteca, pois na observação que fizemos identificamos que ela estava fechada, e os alunos estavam passando a matéria no pátio, e em outras áreas da escola. Notamos que a Biblioteca, além do espaço reduzido, não tem um responsável todos dias, e, quando tem, sua presença se restringe a um único turno, o que leva à ausência de funcionário no turno subsequente. Ou seja, se o funcionário comparece no turno da manhã, isto significa que no período da tarde não haverá funcionamento no local. Além disso, existe a falta de motivação com relação à vida acadêmica. A escola também possui alunos especiais, e, entre eles, alunos com deficiência visual, que necessitam de material específico para seus estudos, mas não há nenhum disponível. A Sala de Multimídia é um ambiente que, apesar de ter um espaço razoável, não é utilizada adequadamente, servindo de depósito e até mesmo para dar aulas teóricas da matéria de educação física.
No tocante à preparação, iniciamos uma busca intensa de dados, e traçamos um planejamento estratégico para organizar nossas visitas à escola. Num primeiro momento priorizamos conhecer o ambiente, sua estrutura, e como os alunos se comportavam. Na segunda visita fizemos uma pesquisa qualitativa, entrevistando o máximo de alunos e funcionários possível, e identificamos as falhas e precariedades que a escola apresenta. Num terceiro momento registramos a escola através de fotografias, fizemos um pequeno documentário, colhendo depoimento dos alunos e funcionários, e tiramos as medidas da Biblioteca e da Sala de Multimídia. Na quarta e última visita à escola, fizemos uma enquete com os alunos para saber as pretensões a respeito do seu futuro acadêmico.
Na etapa da incubação o trabalho teve uma pausa de três dias, período este destinado à busca individual de possíveis alternativas para melhor solucionar o problema identificado. Feita a partir de um brainstorming, deixamos um pouco de lado os problemas e exploramos o máximo a nossa capacidade criativa, pegando todas as ideias de cada componente para, enfim, chegar a um denominador comum.
A iluminação aconteceu espontaneamente, logo após o processo de incubação. Depois de uma coleta satisfatória de dados, nosso grupo se reuniu e apresentou relatórios e observações individuais acerca dos pontos estudados, buscando informações focadas no problema em questão, e que venham a contribuir para uma possível solução. Com todas as observações colocadas em pauta, o grupo entrou em consenso quanto a melhor estratégia que seria utilizada para a realização do projeto de intervenção.
...