Plano de Mídia Acadêmico
Por: Talita Quesia • 5/6/2018 • Trabalho acadêmico • 1.211 Palavras (5 Páginas) • 132 Visualizações
PRODUTO
Histórico
Há 34 anos, a Lilia Casa vem oferecendo produtos que são sempre novidades, disponibilizando em Teresina as últimas tendências em móveis e artigos de decoração e design. O belo e a arte residem em seu showroom, que além de importar o que há de melhor lá fora, sempre valorizou a produção artística local. Lilia começou bem pequena, em maio de 1980, numa bela lojinha da praça João Luis Ferreira no centro de Teresina. A princípio, a loja comercializava peças de decoração assinadas por artistas nacionais e, principalmente, a arte de bordar e pintar roupas de cama e mesa “assinada” por D. Clotilde, filha de Lilia, e mãe da Bizet Castro, proprietária da loja. Lilia, avó querida de Bizet, foi homenageada no nome desse grande empreendimento.
Benefícios
Os produtos da Lilia Casa oferecem conforto, segurança e são as últimas tendências em móveis e artigos de decoração e design.
Preço
Os preços da Lilia Casa são mais elevados em comparação ao mercado local.
Principais qualidades
A loja é muito bem conceituada, em que arquitetos e decoradores da cidade utilizam das peças da empresa em seus projetos por serem sinônimo de bom gosto e qualidade. Elas são exclusivas, assinadas por designers famosos e tiveram todo um processo elaborado de criação. Além disso, é prestigiada pela alta sociedade teresinense, já que seus clientes são atendidos de uma forma peculiar e personalizada. A empresa também se destaca por valorizar a produção artística local.
HABITOS DE COMPRA E CONSUMO
Os produtos estão disponíveis na loja física através do showroom, o cliente pode ter acesso a eles e solicitar orçamentos também através do site da empresa, e através de impressos, como revistas e catálogos;
Os clientes podem consumir os produtos de duas formas. Na primeira forma, ele mesmo decora o ambiente e adquire depois de ter se identificado com algum produto disponível na Lilia Casa. Na segunda, ele contrata um arquiteto ou decorador para planejar um espaço e este indica a loja para a compra dos objetos de decoração do projeto.
SITUAÇÃO DO MERCADO
Canais de distribuição
A loja só atende a cidade de Teresina.
Vendas
Em sua loja Física há um showroom, em que nele há espaços assinados por grandes nomes da decoração e do design no Piauí.
Sazonalidades
A sazonalidade é equilibrada.
Potencial das áreas
O crescimento do setor imobiliário tem colaborado para um significativo crescimento na procura por produtos para decoração. Isso porque as pessoas tem valorizado o investimento na compra de móveis e decoração não só pelo conforto e beleza, mas também pelo valor que eles agregam ao imóvel.
Problemas e deficiências
Não disponibilizado pelo cliente
Análise de categoria
Na maioria das vezes, os itens vão ser avaliados e escolhidos por especialistas, decoradores e arquitetos, que auxiliam seus clientes nos projetos e em suas escolhas.
CONCORRÊNCIA
Definição
Principais concorrentes diretos: Todeschini, Terrasse, Sava e Jacaúna Decorações
Principais concorrentes indiretos: Pintos, Armazém Paraíba
Share of market
Não disponibilizado pelo cliente
Share of Midia:
A Lilia Casa divulga através da Revista Clube A, outdoors, mídias sociais oficiais (site, blog, Facebook e Instagram) e nos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design de Interiores nas faculdades e universidades de Teresina
PÚBLICO-ALVO
Perfil socioeconômico e outras qualificações
Pertencente a classe A, o público-alvo constitui de, por exemplo, empresários(as), advogados(as), médicos(as), alguns tipos de servidores públicos, como juízes e promotores. Geralmente, os clientes são do sexo feminino e de idades a partir de 30 anos.
Aspectos psicográficos e comportamentais
Os consumidores são pessoas pertencentes à alta sociedade teresinense e que estão presentes em eventos, lugares sofisticados. Eles tem acesso a produtos de alto padrão, sejam imóveis, automóveis, viagens, dentre outros, e valorizam os que façam com que sejam bem vistos e bem relacionados.
Fatores influenciadores de compra
A marca, o design, a história, qualidade e o valor agregado nos produtos; indicação de arquitetos e designers de interiores, além da vaidade que a Lilia Casa provoca nas pessoas.
OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS DE MARKETING
Sobre o produto
São aparadores, bancos, banquetas, base mesa de jantar, buffet, cabeceira de cama, cadeiras, camas, chá, chaise – divãs, criados – cômodas, escrivaninha – estante – rack, mesa de apoio, mesa de centro, mesa de jantar, mesa lateral, móvel bar, poltronas, puff, sofás, kartell de importantes marcas nacionais e internacionais, designers e artistas plásticos nacionais e regionais.
Sobre o mercado
A Lilia Casa procura manter o atual posicionamento de loja diferenciada com peças de bom gosto e qualidade, sempre se renovando e se atualizando; procura aumentar as vendas e sempre melhorar seu relacionamento com o cliente.
Sobre ações diversas
A Lilia faz grandes investimentos em propagandas; como em outdoors; realiza festas para reunir pessoas e apresentar os resultados de suas buscas pelos melhores produtos; na abertura das mostras, traz figuras reconhecidas neste poderoso mercado para ministrar palestras e demonstrar produtos: fabricantes de móveis de todo o Brasil, artistas plásticos e renomados profissionais de diversos segmentos da arquitetura e decoração.
OBJETIVO DE COMUNICAÇÃO
Lançar os novos produtos da loja em um projeto chamado “Janelas de Teresina”, aproveitando o aniversário de 35 anos da Lilia Casa. Pretende-se aumentar as vendas em 50% no período de março à maio de 2015.
ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO
A Lilia Casa já é uma empresa teresinense renomada e bastante conhecida pela alta sociedade local e pelos principais arquitetos e decoradores da cidade. Os seus produtos são conhecidos por serem de qualidade, bom gosto, assinados por designers famosos e por agregarem valor ao imóvel. Na loja física, o atendimento é diferenciado, valorizando e fidelizando o consumidor.
...