RESUMO - DIREÇÃO DE ARTE
Por: fdalbem • 8/4/2015 • Trabalho acadêmico • 602 Palavras (3 Páginas) • 465 Visualizações
Designer gráfico – arte de criar ou escolher tais marcas gráficas, combinando-as em uma superfície qualquer para transmitir uma mensagem (ideia).
Signo x Imagem – Signo não é imagem. As imagens gráficas são mais que ilustrações descritivas de coisas vistas ou imaginadas. Signos são cujo contexto lhe da um sentido especial e pode ser visto com significado.
Funções básicas das artes gráficas: Identificar, informar e instruir, apresentar e promover.
Designer Contemporâneo – Aquele que nasce do esforço de sistematização e org. de atividade
Designer Vernacular – questão para resolver problemas, forma não acadêmica de designer, forte ligação com a cultura local, artefatos presentes no cotidiano. (Ex.: lavador de arroz, biscoito ‘’O globo’’).
Pictograma – é um símbolo que representa um objeto ou conceito por meio de desenhos figurativos
Fundamentos do designer: Compreender o discurso não verbal, a grade é a estrutura, a tipografia em construção,
Elaboração de uma campanha publicitaria: originalidade e capacidade de impactar as pessoas, a mensagem precisa ser adequada a tudo o que envolve o anúncio.
Conceito da campanha: tem principal da campanha, coluna vertebral onde se constrói a campanha e tem duas funções: construir a unidade de campanha e auxiliar no processo de persuasão (vale lembrar, que ele deve se adequar a qualquer mídia, é um caminho criativo, apenas mostra caminhos a seguir).
Approach ou abordagem: linha de comunicação adotada ou o gancho criativo, maneira usada para alcançar seu objetivo.
Ele pode ser racional, se a promessa se baseia em elementos técnicos, ou emocional é a abordagem mais usual em propaganda, devido ao poder persuasivo.
Dois tipos de caminho: O Racional (logico, real, verdadeiro), emocional (subjetivos, mais campos para imaginação com imagens, figuras).
Linha criativa: seria um estilo onde o roteirista escolheria por exemplo, a linha do suspense para seu filme. Pode ser (humorístico, erótico, narrativo, intertextual, testemunhal, comparativo, informativo, nonsense, humanitário, irônico, ambíguo, polemico, lúdico, autoritário).
Problema/solução: ‘’Tomou Doril a dor sumiu’’, xampu anti caspa.
Demonstração: é ideal quando o produto supera em eficácia o dos concorrentes ou quando é capaz de apresentar um diferencial surpreendente. (Ex.: Omo – Lava mais branco)
Estimulação: é o ‘’testar na frente do cliente’’, utilizar o movimento (chocolate quente sendo derramado, suor na latinha, som também é estimulo.
Informação: Surpreenda o consumidor apenas uma vez para captar sua atenção, depois venda o produto dando toda informação necessária.
Comparação: para fazermos escolhas quase sempre fazemos comparações, facilita a decisão do consumidor, não precisamos mencionar a marca do concorrente. O que precisa ser feito é supervalorizar a qualidade do SEU produto. (Ex.: guerra das cervejas)
Analogia: Relação de semelhança entre duas coisas diferentes, nova ou desconhecida com outra familiar ao consumidor, entre produto e objeto. Combine o produto
...