Teoria informacional ou modelo matemático linear da comunicação
Por: cristal40 • 16/10/2015 • Resenha • 288 Palavras (2 Páginas) • 718 Visualizações
Teoria informacional ou modelo matemático linear da comunicação
O que é essa teoria? Ela procura explicar as modalidades de transferência das mensagens de um emissor e de um receptor. De fato a teoria da informação foi desenvolvida com a finalidade especifica de solucionar questões técnicas de armazenamentos.
Elaborada por dois engenheiros matemáticos, Shannon e Weaver, em 1949. Weaver descrevendo o trabalho realizado por Shannon apresenta a seguinte representação de um sistema de comunicação:
[pic 1]
A comunicação é entendida como um processo de transmissão de uma mensagem por uma fonte de informação, através de um canal por um destinatário. A comunicação é vista, não como processo, mas como um sistema, com elementos que podem ser relacionados e montados num modelo.
A teoria matemática da comunicação visava à precisão e a eficácia do fluxo informativo, procurando não cingir-se apenas a engenharia, mas servir de referencia a qualquer âmbito da comunicação. Pretendia assim ser adaptável a qualquer processo de comunicação, independentemente das características dos seus componentes. Esta teoria se expandiu em três níveis:
Técnico: preocupa-se com a precisão na transferência de informações do emissor para o receptor. São inseparáveis a todas as formas de comunicação, seja por conjunto de símbolos (escrita), por um sinal variável (transmissão da voz, música, telefone ou rádio) ou por um padrão bidimensional (televisão).
Semântico: não é um nível importante, pois não interessa o significado da mensagem, mas sim o que é transmitido é aquilo que é recebido.
Eficácia ou Influencia: diz respeito a conseguir do receptor o efeito esperado do emissor.
Estes são três níveis a considerar em qualquer teoria da comunicação, mas no caso da teoria matemática da comunicação, o nível técnico é o mais importante e o mais desenvolvido.
Portanto, não esqueça! Comunicar equivale a “trocar informações”.
Referencia bibliográfica
https://www.youtube.com/watch?v=e7RUUbKFMBg
https://www.youtube.com/watch?v=1n1XHaXjt6o
http://publicitariosemcrise.com/behaviorismo/
...