Trabalho de estruturas frásicas
Por: Vera Oliveira • 4/3/2016 • Pesquisas Acadêmicas • 1.332 Palavras (6 Páginas) • 282 Visualizações
[pic 1]
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Escola de Ciências Sociais e Humanas
Departamento de Letras, Artes e Comunicação
Ciências da Comunicação
Língua Materna e Laboratório de Comunicação I
2ºano \ 1ºsemestre[pic 2]
Problemas de Estrutura Frásica
Vera Silva al60138
Índice
Introdução
Situação 1
Situação 2
Situação 3
Situação 4
Situação 5
Conclusão
Referências Bibliográficas:
Anexos
Introdução
No decorrer do 1ºsemestre, no âmbito da unidade curricular Língua Materna e Laboratório da Comunicação I, lecionada pela professora Sónia Coelho, foi-nos proposta a realização de um trabalho de investigação. Encontrar na imprensa (revistas ou jornais) e analisar quatro casos problemáticos da Língua Portuguesa. (identificação, justificação, correção).
Para a identificação dos erros, iremos ter presente os fundamentos de Linguística. Ou seja, de uma ciência que estuda todos os campos da linguagem: sintaxe, lexicologia, fonética, morfologia e semântica. Cada um destes campos nos dará uma visão de como deve ser organizada uma correta estrutura frásica.
A análise dos quatro casos problemáticos irá basear-se: em estruturas argumentais, construções passivas, orações relativas e concordância.
O primeiro objetivo deste trabalho é a deteção dos casos e posterior identificação do problema, justificação e proposta de resolução. O segundo objetivo, e também muito importante para este trabalho, é concluir em que tipos de imprensa, os casos, são mais frequentes acontecerem.
Situação 1
[pic 3]
Identificação do problema: Supressão de argumento.
Justificação do problema: A partir da frase elaborada:” Alguém entra em algum lugar”, sabemos que o verbo “entrar” pede dois argumentos (predicador binário): sujeito e complemento circunstancial de lugar. Dessa forma, o problema que encontrámos situa-se no segundo argumento. De acordo com a obra Dicionário de Verbos e Regimes, de Francisco Fernandes,“(…) entrar em jogo – entrar em acção (…)”
Como o texto pressupõe a entrada dos jogadores em jogo, num contexto de ação e mobilização dos mesmos, a utilização do “com” faz com que deixa de ser expresso o segundo argumento, porque não supõe nenhuma acção, mas sim uma classificação da mesma. Com a utilização da preposição “em” como nos é indicado na obra anterior referida, o problema deixaria de existir.
Proposta de resolução: “ … o clube visitado entrou em jogo com vontade de dominar…”
Situação 2
[pic 4]
Identificação do problema: Ausência de concordância entre verbo e o sujeito
Justificação: O verbo “estar” seleciona dois argumentos (predicador binário):” alguém está em algum lugar”. De acordo com Sandra Duarte Tavares, na página web Ciberdúvidas.com:” Sabemos que, em relação à concordância verbal, o verbo deve concordar em número e pessoas com o sujeito”.
No excerto transcrito, o verbo da frase é estar, e o sujeito é atletas. Como o sujeito da frase se encontra no plural, para existir concordância entre o verbo e o sujeito, o mesmo terá que se encontrar no plural.
Proposta de Resolução: “Nas provas é dada a oportunidade aos atletas de estarem em contacto com a natureza e “fugir da cidade, do stress e da rotina.”
Situação 3
[pic 5]
Identificação do problema: Submissão de argumentos.
Justificação: O problema sintático encontra-se na parte final da frase “ … mas também de prender na opinião pública.”, faltando um argumento ao verbo “prender”. Este verbo ocorre como predicador verbal que tem dois argumentos internos “ prender alguém/ alguma coisa em algum lugar”. Pode-se, entanto, empregar “destruir” e “prender” em sentido genérico, sem argumentos, como ocorre em: “com o objetivo não apenas de prender fisicamente, de destruir moralmente.” Dessa forma, deveremos acrescentar o complemento direto ao segundo verbo “prender” que aparece na frase.
Proposta de resolução: “… com o objetivo não apenas de prender fisicamente, de destruir moralmente, mas também de prender o poder de crítica na opinião pública”
Situação 4
[pic 6]
Identificação do problema: Ausência de concordância entre verbo e sujeito.
Justificação do problema: Esta estrutura encontra-se erradamente escrita ao nível da concordância do verbo e do sujeito. O sujeito da frase é expresso no nome “todos” e os seus verbos são:” empenharem e envolver”.
De acordo com, Sandra Duarte Tavares, na página web Ciberdúvidas.com:” Sabemos que, em relação à concordância verbal, o verbo deve concordar em número e pessoas com o sujeito”. “Empenharem” está conjugado de acordo com o sujeito, ou seja, no plural, mas o mesmo não acontece com o verbo “envolver”. Encontra-se erradamente escrito no singular não estabelecendo a concordância necessária com o sujeito. Outro erro que podemos apontar neste excerto transcrito, relaciona-se com o erro ortográfico “de” que deverá ser substituído por “se”, estabelecendo assim uma hipótese.
...