Um Resumo de “Informação Linguagem Comunicação” do autor Décio Pignatari
Por: Camila Mendes Vicente • 8/10/2019 • Trabalho acadêmico • 251 Palavras (2 Páginas) • 394 Visualizações
No primeiro capítulo de seu livro “Informação Linguagem Comunicação”, publicado em 1968, Décio Pignatari rejeita a distinção entre os termos informação e comunicação uma vez que ambas estão estritamente ligadas.
Segundo ele, o homem só absorve a informação de que precisa para transformar em ação, e apenas se ela lhe for compreensível, o que torna a incomunicabilidade um problema econômico-social pois o conhecimento acaba isolado em apenas um setor da sociedade.
Em seu texto Pignatari também discorre sobre como durante a Revolução Industrial, para ampliar o mercado consumidor do país foi preciso alfabetizar a massa e aperfeiçoar e expandir a transmissão de informações. Isso levou à criação do cinema, do rádio e da televisão e segundo o autor, cada um desses meios são, independentemente de seu conteúdo, capazes de condicionar a percepção e alterar o comportamento do homem. Assim, o autor mostra que a comunicação é a relação entre a transmissão de estímulos e a reação a eles, inseparável do meio e da estrutura que a forma, sendo necessário dar à configuração do meio, a mesma atenção que damos à mensagem propriamente dita.
Os canais de comunicação são os meios, eles enviam mensagens codificadas entre a fonte e o destino e estão suscetíveis a ruídos e distúrbios que alteram a qualidade da mensagem. Pignatari também classifica a mensagem em digital e analógica, sendo digital aquela que implica em contagem, como o alfabeto e as notas musicais. Já a analógica é menos precisa, porém mais direta, como é o exemplo da régua e do termômetro.
...