Vulnerabilidades
Por: gilvaneg • 22/9/2015 • Resenha • 579 Palavras (3 Páginas) • 342 Visualizações
ALUNAS: GILVANE FALCHETTI, SUELEN CHIAMENTTI
A unidade familiar em que visitamos tinha seis pessoas, duas eram do sexo feminino e quatro eram do sexo masculino, Maicon com 10 anos, Mateus 15, Francieli com 19, Adiles 37, Volmir com 46 e Selvino 82 anos. Três deles que são filhos de Volmir e Adiles estão estudando. Maicon está no 5° ano do ensino fundamental, Mateus no 2°ano do ensino médio, Francieli também, o pai Volmir é analfabeto, a mãe Adiles estudou até a 4° serie e o pai de Volmir, seu Selvino que também estudou até 4° serie.
Com problemas de saúde na família só tem seu Selvino, que por ser idoso não se movimentava muito, e acabou tendo problema de circulação em uma das pernas, como não tinham mais o que fazer, os médicos decidiram amputar, a partir desse momento Selvino passou a ser um cadeirante, onde, precisa da ajuda dos familiares, para ir a todos os lugares e realizar as tarefas diárias, somente para comer é que consegue sozinho.
Volmir e Adiles casaram-se no dia 21 de maio de 1994. Selvino ficou 35 anos junto com sua mulher e depois da separação, veio morar com seu filho, Adiles tinha 16 anos quando se casou com Volmir que tinha 25 anos, depois de um ano de casados tiveram seu primeiro filho. Segundo a família foi muito difícil para criá-los, passaram por muitas dificuldades, pois começaram do zero, não tinham nada, naquela época não tinham luz e nem se quer água encanada. O pai de Adiles foi quem ajudou conforme suas condições financeiras.
A saída dos dois filhos mais velhos deixou os pais preocupados, e pensativos porque nunca tinham ficado longe de casa. Afinal, a partir desse momento estariam expostos às coisas diferentes, que o mundo iria impor. Mateus trabalhava com uma família, na agricultura, Francieli trabalhava na cidade, por um tempo cuidou de uma criança e depois de um idoso, mas como os dois ganhavam muito pouco, e nesta mesma época o avô selvino encontrava-se com sua saúde debilitada, resolveram retornar a casa de seus pais, para poder auxiliar nas tarefas, e também para ajudar a cuidar de seu Selvino.
No momento em que o pai de Adiles faleceu, foi muito difícil, principalmente para ela, porque sempre que precisava de “algo” era o pai que ajudava, em todas as condições: financeiras, emocionais, em forma de conselhos, de apoio, e principalmente por terem um laço afetivo muito forte.
A família toda , quando precisa vai até a unidade básica de saúde ,que localiza-se na cidade,a qual disseram que sempre foram bem atendidos .A agente de saúde passa uma vez por mês na casa,pergunta somente se todos estão bem de saúde,e nada mais.Eles tem acesso a água de poço artesiano,e energia elétrica. O lixo produzido fica acumulado em um determinado lugar do terreno, da residência, pois, o lixeiro não passa para realizar a coleta seletiva.
Os filhos têm acesso a transporte escolar, e também para ir ate a cidade, além disso, possuem carro próprio caso seja necessário se deslocar, e tem apoio dos vizinhos sempre que precisam. Aalimentação da família é normal ninguém segue nenhuma dieta.
Adiles mora a 37 anos na comunidade, e volmir mora a 21 anos no mesmo local, antes morava em Tarumanzinho – Águas Frias. A casa tem sete cômodos, três quartos, sala, cozinha, banheiro e área. Moram no interior do município de saltinho, na vila Santa Inês. A renda da família é providada produção de leite e fumo.
...