A IMPORTÂNCIA DA ESTATÍSTICA NA ÁREA FARMACÊUTICA
Por: JOÃO PAULO TEIXEIRA • 27/11/2022 • Projeto de pesquisa • 849 Palavras (4 Páginas) • 221 Visualizações
A IMPORTÂNCIA DA ESTATÍSTICA NA ÁREA FARMACÊUTICA
Disciplina: Estatística
Professor: Francisco Nagoshi
Alunas: Julianna Cristina Campos Machado e Vitória Natália Cardoso Ferreira
Curso: Farmácia
Luziânia-GO
Resumo
O artigo presente busca conhecer a Estatística na profissão da Farmácia, e como esses conhecimentos são necessários no processo formativo desses profissionais.
O objetivo geral desse artigo é desenvolver uma pesquisa apresentando qual a importância da Estatística na área da Farmácia. A necessidade do uso da Bioestatística, análises de dados podemos afirmar que muitos saberes e cálculos estatísticos estão presente na prática da Farmácia.
Destacam-se as ações de cuidado, auxilio na compreensão de doenças, tomada de decisões, testes, tratamento.
Introdução
A estatística é um ramo da matemática que possui métodos apropriados para a coleta, a apresentação, a análise e a interpretação de dados de observação. De modo bem resumido, a estatística segue a sequência de:
—Planejar, auxiliar na escolha das situações experimentais e da quantidade de
Indivíduos necessários a serem examinados.
—Organizar, classificar, analisar, descrever as informações em tabelas gráficos
Organizar, classificar, analisar, descrever as informações em tabelas gráfico e outros recursos visuais.
Trabalhar as informações estabelecendo hipóteses e elaborando conclusões.
—Trabalhar as informações estabelecendo hipóteses e elaborando conclusões.
Podemos aplicar a estatística em diversas áreas do conhecimento. Uma delas é a área da saúde, onde a chamamos de bioestatística, considera-se a bioestatística a aplicação dos métodos estatísticos 8 soluções de problemas biológicos.
A Bioestatística passou a ser uma ferramenta essencial na produção e disseminação do conhecimento. Deste modo, estudos clínicos, farmacêuticos, biológicos, bioquímicos, biomédicos, veterinários, entre outros, foram beneficiados pela credibilidade a eles através de dados bioestatísticos, que possuem uma grande importância atribuída 8 sua aplicação, uma vez que, a maioria das hipóteses científicas, independentemente da área, precisam passar por um estudo bioestatístico para serem aceitas ou rejeitadas.
—Psicologia: analisar e dar um parecer sobre métodos experimentais, evolução
Aplicabilidade da Bioestatística no ramo farmacêutico.
O ramo de atuação farmacêutica possui diversas vertentes. O Conselho Federal
De Farmácia credencia o farmacêutico a atuar em mais de 70 atividades, e apesar
de quase todas estas atividades em alguma circunstância necessitar do uso da bioestatística, iremos neste momento correlacioná-la com a produção de fármacos, pois esta atividade em especial necessita de dados mais substâncias, e confiáveis.
A utilização da bioestatística se faz necessária desde a fase de definição do produto até a produção final. Inicialmente, em laboratório, pesquisadores, químicos e farmacêuticos definem o fármaco a entrar em fase teste para que se defina se sua produção é possível e garanta sua eficácia e segurança, isso gera uma demanda enorme de pesquisas e teste laboratoriais.
Todas essas pesquisas e teste precisam ser documentados e analisados, levando
em consideração parâmetros biológicos, respostas positivas ou negativas do organismo que foi exposto ao fármaco, dosagens/massa corporal, testes de índices terapêuticos para definir o limiar entre a fase tóxica e terapêutica da substância, determinação do teor entre produtos e excipientes, calcular percentual da amostra para teste in vivo, calcular resultados entre uso do placebo/fármaco, entre outros. E todas essas etapas necessitam de cálculos estatísticos para determinar a sua confiabilidade e segurança dos resultados obtidos.
...