Antônio Suárez Abreu em “A Arte de Argumentar”
Por: Carol Collodo • 11/9/2017 • Pesquisas Acadêmicas • 705 Palavras (3 Páginas) • 222 Visualizações
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Departamento de Comunicação – Comunicação e Expressão I
Aluna: Ana Carolina Collodo
Trabalho de Comunicação e Expressão I - Análise de Propaganda
[pic 1]
Esta pesquisa é orientada nas propostas do autor Antônio Suárez Abreu em “A Arte de Argumentar”, com o objetivo de observar o discurso de uma propaganda de energéticos.
O texto publicitário é elaborado em função do leitor e espectador, com a intenção de seduzir ao público. Ademais, é, geralmente, composto por um texto cautelosamente selecionado em seus elementos lingüísticos e, muitas das vezes, também em elementos visuais. A palavra e a imagem são componentes fundamentais para o sucesso persuasivo do texto.
Os atos discursivos procuram passar informações e modificar comportamentos quando encontrados em propagandas. Os responsáveis pela produção da propaganda constroem suas mensagens através de estratégias de interpretação e reconhecimento, pleiteando que os interpretantes devam ter tal conhecimento semântico-discursivo que lhes permitam compreender o sentido provindo de componentes lingüísticos e extra lingüísticos.
O material utilizado foi a propaganda da revista VEJA de 07 de junho de 2017 que faz referência aos energéticos da empresa ORGANIQUE. O motivo para a escolha desta propaganda se dá pela quantidade de informações anexadas à imagem que consequentemente levam ao convencimento do leitor.
Na propaganda vê-se a imagem de uma moça jovem aparentemente saudável praticando um tipo de exercício físico. A moça apresenta um semblante de que está concentrada e ao mesmo tempo divertindo-se com a prática. Contrastando com a imagem, é possível observar uma frase de impacto em relação ao produto juntamente com cinco tópicos que informam as vantagens de consumí-lo.
A todo o momento é perceptível a estratégia utilizada na propaganda para convencer ao espectador de que o produto deles é diferente dos outros. Não somente diferente como também superior aos demais energéticos.
Há uma garantia de que o energético da marca ORGANIQUE é o primeiro e único 100% natural, confirmando a tese da superioridade e exclusividade. Um produto de tal porte consequentemente se tornaria popular, o que foi retratado explicitamente pela propaganda ao dizer que este energético faz sucesso no Japão, Estados Unidos, Chile e outros países.
Os usos das definições como técnicas argumentativas podem ser lógicas, expressivas, normativas e etimológicas. De acordo com Antônio Suárez Abreu (A Arte de Argumentar, 1999: 32), “ Uma definição expressiva não tem nenhum compromisso com a lógica. Depende de um ponto de vista. Um arquiteto pode, por exemplo, definir janela como uma oportunidade para contemplar o verde.”
Por fim, conclui-se que o método adotado na propaganda foi o expressivo, pois se inicia um processo argumentativo visando ao convencimento que custou a quebra do raciocínio linear. Na frase “O energético acabou de evoluir. Vá com ele!” expresso na propaganda, o energético torna-se uma espécie de personagem que guia o consumidor a caminho de uma possível evolução, entendendo-se, assim, a ausência de qualquer lógica.
Bibliografia:
ABREU, Antônio Suárez. A Arte de Argumentar. 13ª Edição Ampliada. São Paulo: Ateliê Editorial, 1999.
...