COMUNICAÇÃO POPULAR, ALTERNATIVA E COMUNITÁRIA
Por: Maria Eduarda Garbin • 27/10/2018 • Trabalho acadêmico • 663 Palavras (3 Páginas) • 227 Visualizações
COMUNICAÇÃO POPULAR, ALTERNATIVA E COMUNITÁRIA
COMUNICAÇÃO POPULAR
A comunicação popular é uma forma alternativa de comunicação e é um processo que emerge da ação dos grupos populares, com caráter mobilizador coletivo. Originou-se nos movimentos populares dos anos de 1970 e 1980, no Brasil e na América Latina.
A comunicação popular também é denominada de alternativa, participativa, horizontal, comunitária, dialógica e radical. Trata-se de uma forma de expressão de segmentos empobrecidos da população, mas em processo de mobilização visando suprir suas necessidades de sobrevivência e de participação política com vistas a estabelecer a justiça social.
A “Comunicação do povo”, feita por ele e para ele, por meio de suas organizações e movimentos emancipatórios visando à transformação das estruturas opressivas e condições desumanas de sobrevivência. Uma de suas características é ser um instrumento político das classes subalternas para externar sua concepção de mundo, seu anseio e compromisso na construção de uma sociedade igualitária e socialmente justa.
As mensagens são produzidas “para que o povo tome consciência de sua realidade” ou “para suscitar uma reflexão”, ou ainda “para gerar uma discussão”. • Os meios de comunicação são concebidos como “instrumentos para uma educação popular, como alimentadores de um processo educativo transformador” (KAPLÚN, 1985).
“A comunicação popular nasce efetivamente a partir dos movimentos sociais, mas sobretudo da emergência do movimento operário e sindical, tanto na cidade como no campo”, e se refere “ao modo de expressão das classes populares” (FESTA, 1986).
São formadas em rádios comunitárias, canais comunitários na televisão a cabo, blogs, sites alternativos e outros. Entretanto, em canais educativo-culturais, privados de conteúdo educativo e ademais, evidenciam o interesse de aproximação das classes dominantes para construir a imagem de socialmente responsáveis.
Diálogo na educação e a defesa da posição transformadora do ser humano no mundo.
PAULO FREIRE
Tem o “povo” como protagonista principal.
COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA
A expressão comunicação alternativa é típica dos anos 1960 aos 1980. Designa tanto a comunicação popular como para caracterizar o tipo de imprensa não alinhada às posturas da mídia tradicional. Durante o regime militar no Brasil, a maioria dos grandes jornais se alinhava à visão oficial do governo, por opção político-ideológica ou pela coerção, sob a força da censura.
A comunicação alternativa representada pelos pequenos jornais, em geral com formato tabloide, ousava analisar criticamente a realidade e contestar um tipo de desenvolvimento. Jornais dirigidos e elaborados por jornalistas de esquerda, alguns ligados à pequena burguesia em que aspiravam a um novo projeto social e preocupavam-se em informar a população sobre temas de interesse nacional numa abordagem crítica.
LIGADOS AOS MOVIMENTOS POPULARES: • Mulherio - produzido por um grupo de mulheres e que tratava da situação do público feminino na • Sociedade. • Porantin - Conselho Indigenista Missionário
...