Componente Curricular Introdução à Lógica de Programação
Por: Jonas_oliveira • 28/9/2019 • Resenha • 589 Palavras (3 Páginas) • 211 Visualizações
Orientações para o Projeto Final
Componente Curricular Introdução à Lógica de Programação – Especialização em Letramento Digital
Módulo 8
Professora Profa. Dra. Elloá B. Guedes
Título da Aula A importância da programação e os primeiros fundamentos
Data da exibição da aula 01/06/2019
Projeto Final – Parte 1
O projeto final será dividido em três partes e será desenvolvido em equipes de, no máximo, 5 integrantes. Esta primeira parte deve ser entregue na Aula 02 aos docentes sob a forma de um documento textual.
O Projeto Final desta disciplina vale 10 pontos e consiste em elaborar uma atividade pedagógica ou objeto de aprendizagem nos moldes STEAM abrangendo um assunto do ensino fundamental que utilize o Scratch como ferramenta pedagógica.
Nesta primeira etapa, as equipes devem produzir um texto que contenha os seguintes elementos:
1. Uma temática de interesse, nos moldes STEAM, indicando claramente o que envolve de ciência, tecnologia, engenharia, arte e/ou matemática. Os autores devem indicar por que é importante abordar esta temática;
a. Primeiro parágrafo: apresentar a temática, descrever a temática e os componentes do STEAM, se for o caso;
Disciplina: Matemática e Física
Conteúdo Abordado: Geometria Analítica e Velocidade Média
Público-Alvo: 8º ano Fundamental
Nome do Projeto: Geometria Digital – Formas Geométricas
Conteúdo básico da matemática, a geometria (geo- "terra", -metria "medida") é um ramo da matemática preocupado com questões de forma, tamanho e posição relativa de figuras e com as propriedades dos espaços. A geometria surgiu independentemente em várias culturas antigas como um conjunto de conhecimentos práticos sobre comprimento, área e volume. As retas, figuras, sólidos, planificações, vértices, arestas, faces dos sólidos, perímetro e área são alguns dos tópicos a serem trabalhados na geometria. Relacionar teoria com prática é sempre o melhor caminho para aquisição e apropriação do conhecimento. Enquanto que a Velocidade Média na Física, corpo é dada pela relação entre o deslocamento de um corpo em determinado tempo. Pode ser considerada a grandeza que mede o quão rápido um corpo se desloca.
b. Segundo parágrafo: apresentar as justificativas que ressaltam a importância de abordar esta temática.
Muitos professores justificam o ensino superficial da geometria alegando não haver materiais adequados, livros com conteúdo apropriado para o nível das crianças ou até mesmo o não domínio dos conhecimentos nesta área da matemática, tornando-a assim um tabu para os alunos estudar esse assunto. É justamente nessa problemática que se encaixa o uso do aplicativo Scratch. Ensinar a geometria através de um aplicativo que contenha animações, associada ao uso de um computador, fará com que as aulas sejam mais prazerosas, atraindo assim a atenção dos alunos.
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