Comunicação comunitária e educação para a Cidadania
Por: Mendoncinha • 21/6/2017 • Resenha • 463 Palavras (2 Páginas) • 262 Visualizações
Comunicação comunitária e educação para a Cidadania
Para Rousseau (sec. XVIII), cidadania é um direito colectivo que pressupõe a accao política e sua socialização que tem como suporte uma legislação que procura levar em conta os princípios de igualdade e de liberdade, implica direitos e deveres dos indivíduos na sociedade.
Educação e a socialização do patrimônio do conhecimento acumulado, o saber sobre os meios de obter o conhecimento e as formas de convivência social. Eh também educar para o exercício da cidadania, para a convivência social e a tomada de decisões conscientemente.
Segundo a autora, com o crescimento do aparato tecnológico, observa-se uma presença cada vez mais intensa da comunicação na vida das pessoas. A nova geração tem seus valores, opiniões, atitudes sedimentadas por veículos que frequentemente influenciam mais profundamente do que a educação desenvolvida na escola. A comunicação torna-se sim a educação informal que ocorre no dia a dia quando o indivíduo se vê interagindo com seus pares e com as manifestações culturais
Segundo Kaplum, citado pela autora, educar-se eh em processo de múltiplos luxos comunicativos. O sistema será mais educativo se a interação comunicacional souber abrir e pôr a disposição dos educandos uma comunicação educativa concebida a partir de uma matriz pedagógica que teria como umas das suas funções capitais a provisão de estratégias, meios e métodos destinados a promover o desenvolvimento da competência comunicativa.
Os meios de comunicação comunitários têm o potencial de serem em simultânea parte de um processo de organizações populares e canais carregados de conteúdos informacionais e culturais, além de possibilitarem a pratica da participação directa nos mecanismos de planeamento, produção e gestão e assim, contribuírem para a construção da cidadania. Através dos seus conteúdos, podem apelar a socialização do legado histórico do conhecimento, facilitar a compreensão das relações sociais, dos assuntos públicos do pais, esclarecer direitos e deveres dos cidadãos e discutir os problemas locais.
Os meios de comunicação sejam eles de pequeno ou grande alcance, representam uma conquista da humanidade enquanto instrumentos capazes de democratizar, de forma ágil, interessante e com fidedignidade a informação, a cultura e o conhecimento do senso comum, ao cientifico.
As classes populares foram criando seus próprios canais de expressão e conquistando espaço nos canais tradicionais de informação para divulgar suas mensagens, e contribuindo assim para o debate sobre os problemas nacionais e participação na reelaboração das ideologias, valores e modos de ver o mundo, contribuindo na educação para a cidadania.
A comunicação comunitária que inicialmente era feita com instrumentos simples, de pequeno alcance e artesanais, aos poucos inspirou a apropriação das tecnologias de comunicação, especialmente a televisão, a radio e recentemente a internet. O mais importante é o facto de a comunicação comunitária ter sabido se adaptar a conjuntura da década 1990 caracterizando como espaço mais plural para a participação e de respeito as demandas de seus publicos.
...